A primeira novidade apresentada pela Apple na WWDC, sua conferência para desenvolvedores, foi o novo sistema operacional para computadores, o Mac OS X Yosemite. O nome continua a série inaugurada pelo Mavericks, que homenageia locais da costa oeste americana.
Os detalhes de design foram o destaque na apresentação de Craig Federighi, VP de engenharia de software, que mostrou a elegância das novas fontes, das janelas translúcidas e de um tema com cores mais escuras, feito especialmente para quem não gosta do brilho dos menus.
Outra ferramenta lançada durante o evento foi o iCloud Drive, uma espécie de Dropbox da Apple. Nesse ambiente, será possível concentrar documentos e mantê-los sincronizados com diversos dispositivos. Além de funcionar em Macs e dispositivos iOS, ele também estará disponível para Windows, garante Craig.
Com o Yosemite, a integração entre iPhones e Macs fica ainda maior. Além do design dos ícones passar a ser plano também no Mac OS X, será mais fácil trocar arquivos entre os aparelhos, já que o AirDrop vai funcionar também no computador, e até mesmo fazer e receber chamadas do seu iPhone no Mac – o microfone e o auto-falante do computador poderão ser usados para interagir com quem liga.
A forma bonitinha de apresentar a função de ligar através de um Mac foi Craig fazer uma ligação para Dr. Dre diretamente do palco, aproveitando para a ele dar as boas vindas à Apple.
Como brincou Pedro Burgos, a Síndrome de Estocolmo só aumenta – com tudo tão integrado, por que não manter TODOS os seus gadgets na Apple, não?
O Mac OS X Yosemite será gratuito, e chegará em breve aos usuários.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie