O artigo aborda a necessidade de as empresas investirem em Google Plus – indispensável para estratégia de marketing e vendas. Mostra, como está rede social pode ajudar nos negócios da empresa.
O Google lançou recentemente o Search Plus Your World, que nada mais é que a personalização de resultados de busca com base na sua rede pessoal no Google Plus. Em detalhes, o Google utiliza-se dos dados do que foi compartilhado e votado na sua rede de conexões no Google Plus (você ainda tem a opção de escolher por um resultado “não-personalizado”) para lhe oferecer resultados que levam em conta o que as pessoas conectadas a você no Google Plus, recomendam. A questão do momento então é a seguinte: como isso afeta a minha presença online?
Bom, fora a questão de personalização dos resultados, que em si já é muito importante (mas precisa de um artigo dedicado), o Search Your World apresenta algumas oportunidades interessantes para quem estiver procurando aumentar sua visibilidade e presença nos resultados de busca e gerar mais visitas (e quem não está, certo!?).
Primeiro, ao buscar por termos genéricos como, por exemplo, “marketing”, o Google irá sugerir páginas no Google Plus (no momento duas) de pessoas ou empresas que ele, Google, entende como referência no assunto. Esse resultado é apresentado no canto direto superior da página de resultados de busca. Acima dos anúncios de Links Patrocinados.
Segundo, usando a funcionalidade do Google Suggest, ou seja, das sugestões de buscas quando se ainda está digitando algo, o Google passa a sugerir, também, adivinhe, páginas de pessoas e marcas direto no campo de busca. Mais uma vez, visibilidade em um lugar importante.
E por fim, mas não menos importante, as páginas do seu site que receberem votos através do botão do Google Plus (o equivalente do “curtir” do Facebook, que você deve instalar em cada página do seu site), terão mais destaque nos resultados de Busca, pois o Google adicionará à listagem o número de votos que a página recebeu e uma pequena foto de uma das pessoas que votaram na página, assim, gerando uma diferenciação entre a sua listagem e as outras que não possuem voto algum.
Não possuo todas as respostas para a nossa pergunta do primeiro parágrafo, porém, fica muito claro pra mim que se sou dono de um negócio, que tem como um dos objetivos aumentar sua presença no Google, seja para branding ou performance, possuir uma página no Google Plus hoje significa mais do que se ter apenas mais uma rede social nesse mundo de Facebook e Twitter, com o Search, Plus Your World, o Google Plus é também uma oportunidade enorme de se ganhar visibilidade e relevância na já tão competitiva página de resultados de busca do Google.
Por: Gustavo Bacchin
Diretor de Operações da Cadastra