Assim que o século anterior se encerrou, uma edição especial da revista AdAge trazia os 100 melhores comerciais do século XX, destacando um anúncio para cada ano.
Se preparando para fazer o mesmo quando o século XXI encerrar, a publicação divulgou neste ano as 15 melhores campanhas dos 15 primeiros anos deste século, destacando as melhores formas de passar uma determinada mensagem, de gerar uma experiência, de promover interatividade com a audiência, aprendendo aos poucos a lidar com o novo formato de atenção que o público dá a essas mensagens publicitárias.
A AdAge pediu que os jurados selecionados considerassem as mesmas questões utilizadas para montar o compilado das 100 melhores campanhas do século anterior, como se a campanha ajudava a modificar uma cultura popular ou publicitária; se ela, por si só, ajudou a criar uma nova categoria no ramo; ou se era simplesmente inesquecível.
Dentre os 50 indicados pela AdAge, o júri selecionou 15 vencedores, que aparecem abaixo, em ordem crescente. Quem quiser saber mais detalhes de cada uma das campanhas pode conferir o site onde todas estão reunidas ou também adquirir o ebook desta edição especial na Amazon, na Apple iBooks, na Barnes & Noble Nook, na Google Play ou para Kobo.
1. Dove: Campanha pela Real Beleza (Ogilvy&Mather Toronto)
2. Nike+ (R/GA NY)
3. BMW Films (Fallon)
4. Old Spice: The Man Your Man Could Smell Like (Wieden + Kennedy Portland)
5. Red Bull:Stratos
6. Burger King: Subservient Chicken (Crispin Porter + Bogusky)
7. American Express: Small Business Saturday (Digitas)
8. Apple: Get a Mac (TBWA/Chiat/Day Los Angeles)
9. P&G: Thank You, Mom (Wieden + Kennedy Portland)
10. American Legacy: Truth (Crispin Porter & Bogusky)
11. Dos Equis: Most Interesting Man in the World (Euro RSCG)
12. Metro Trains: Dumb Ways to Die (McCann Melbourne)
13. Budweiser: Whassup (DDB Chicago)
14. Chipotle: Back to the Start (CAA Marketing)
15. UNICEF: Tap Project (Droga5 NY)
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie