Que as piadas e o jeito engraçado de falar de Mussum, um dos integrantes da trupe “Os Trapalhões”, extinta comédia da Rede Globo de Televisão, eram sucesso na época de sua exibição ninguém tem dúvida. Pelo menos é o que eu creio. No entanto, um fenômeno tem arrancado muitas gargalhadas da galera nas redes sociais, principalmente no Facebook.
Depois do “KEEP CALM AND…” que lotava as timelines dos usuários do Facebook, agora é a vez do saudoso Mussum, que completaria 71 anos se estivesse vivo, virar febre na rede. São inúmeras facetas do humorista caracterizadas pelos mais diferentes personagens de nosso cotidiano. É o Mussum de Steve Jobs, Vagner Love, Chaves, Obama, Anderson Silva… Enfim, pessoas famosas que trazem na imagem alguma frase ou nome terminado com o marcante “is” das falas do humorista, como “Steve Jobis”, “Anderson Silvis” e “Obamis”.
O interessante é pensar o porquê de somente agora tal fenômeno emergir como uma onda virtual. Na realidade, o viral é o sonho de todo profissional de marketing que trabalha com mídias digitais. Ver sua propaganda, seja audiovisual ou apenas imagem, ser replicada por milhares e milhares de usuários é gratificante. Demostra engajamento e êxito da produção – quando positiva, obviamente.
Mas e quando o que se replica, na sua essência, não tem um fim lucrativo? O que move as pessoas produzirem (sim, porque se perde um tempo caçando a imagem, formatando e adicionado um texto com uma pegada humorada) uma arte e saírem compartilhando freneticamente? A Economia da Dádiva, conceito intrinsecamente ligado à cultura digital, explica um pouco este compartilhamento de informações que podem ser relevantes ou não. Achar algo divertido, interessante e compartilhar traça esta lógica colaborativa que vivemos hoje neste second life.
O engraçado e o irreverente, de certa forma, imputam à pessoa que compartilha a percepção de diversão, animação e, o mais importante, popularidade. Não é isso que a maioria persegue nas redes sociais? É um caminho de reflexão.
Por Diego Cotta, jornalista e pós-graduando em comunicação e marketing em mÍdias digitais. @cotta_news