X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Astrônomos anunciam o menor planeta já descoberto, para desgosto de Plutão


Se eu fosse Plutão, eu ficaria muito irritado com os astrônomos que acabam de anunciar o menor planeta já descoberto. Ele fica em um novo sistema planetário chamado Kepler-37, centrado em uma estrela semelhante ao nosso Sol, a cerca de 210 anos-luz da Terra, na constelação de Lira.

De acordo com as observações do telescópio Kepler, o planeta “é um pouco maior do que a nossa Lua, medindo cerca de um terço do tamanho da Terra. Ele é menor do que Mercúrio.”

Cientistas da Nasa na missão Kepler dizem que esta descoberta foi um grande desafio. Inicialmente, os primeiros exoplanetas descobertos eram gigantes, mas, à medida que se refina a tecnologia e o processo de pesquisa, eles conseguem detectar planetas cada vez menores. O Kepler-37b, como este pequeno planeta é chamado, tornou-se o auge dessa busca por planetas pequenos.

De acordo com os astrônomos do Laboratório de Propulsão a Jato, “enquanto a estrela Kepler-37 pode ser semelhante ao nosso sol, o sistema parece bem diferente do sistema solar em que vivemos”.

Os astrônomos acreditam que o Kepler-37b certamente possui composição rochosa, mas não tem atmosfera nem pode ter vida como a conhecemos. Enquanto isso, o Kepler-37c – o planeta vizinho mais próximo – é um pouco menor do que Vênus, medindo quase 3/4 do tamanho da Terra. O Kepler-37d, planeta mais distante, tem o dobro do tamanho da Terra.

Há mais nesta descoberta do que apenas uma busca por planetas menores. Jack Lissauer, cientista planetário no Ames Research Center da NASA, dizer que o Kepler-37d “sugere que esses planetas pequenos são comuns, e mais maravilhas planetárias nos aguardam enquanto continuamos a reunir e analisar dados adicionais”. Thomas Barclay, autor do estudo e cientista da missão Kepler, concorda:

Nós descobrimos um planeta menor do que qualquer outro em nosso sistema solar, que orbita uma das poucas estrelas que é tanto brilhante como tranquila, onde a detecção do sinal é possível. Esta descoberta mostra que planetas próximos de uma estrela podem ser menores, assim como muito maiores, do que os planetas que orbitam o nosso sol.

Ótima notícia, pessoal. Mas Plutão, expulso da lista de planetas do nosso sistema solar em 24 de agosto de 2006, ainda está chorando em um canto. Agora ele é apenas um “objeto do Cinturão de Kuiper”, e não deve voltar a ser planeta com esta descoberta: sua órbita é diferente demais dos planetas, e varia de acordo com a posição de Netuno – um planeta de verdade não tem um vizinho tão próximo. [NASA via Popular Science]

edc HkilnlnNmT

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot