A Asus fez um sucesso enorme no Brasil com o barato ZenFone 5, e também cria modelos mais potentes. Hoje ela revelou o ZenFone 2, que tem até 4 GB de RAM – isso pode ser bastante útil.
Haverá versões com 2 GB ou 4 GB de RAM. Para que tudo isso? Bem, o Android gerencia processos de uma forma diferente que o Windows, por exemplo. Como explicamos antes:
No Android, ter sua memória quase cheia é algo bom. Quer dizer que, se você reabrir um app que estava aberto antes, ele abre mais rápido e volta a seu estado anterior. Então, apesar de o Android usar a RAM de forma eficiente, muitos usuários veem que a memória está cheia e acham que isso está deixando o aparelho mais lento.
Assim, quanto mais RAM, menor a chance de o Android fechar aplicativos em segundo plano para liberar memória. E graças ao processador de 64 bits, é possível usar os 4 GB de RAM. Para quem vive alternando entre apps, como eu, o ZenFone 2 parece ótimo.
O aparelho roda Android 5.0 Lollipop com a interface ZenUI da Asus. Ele possui tela IPS Full-HD de 5,5 polegadas, resultando numa densidade de pixels de 403 ppi. A tela ocupa 72% da frente do aparelho. Por dentro, há bastante coisa:
- processador Intel Atom quad-core de até 2,3 GHz com suporte a 64 bits;
- 16 GB de armazenamento expansível via microSD;
- bateria de 3.000 mAh;
- suporte a Wi-Fi 802.11ac mais rápido, NFC, dual-chip e 4G.
Ele possui câmera traseira de 13 megapixels e frontal de 5 MP. São 10,9 mm de espessura, que chega a apenas 3,9 mm nas laterais.
O ZenFone 2 será lançado nos EUA em março; a versão com 2 GB de RAM custará apenas US$ 199.