Esse papo sobre originalidade e criatividade anda quente, especialmente depois que estourou a página Gina Indelicada, e logo depois a da Gina Kibadora Indelicada… Vocês acompanharam, né? (Senão, tem os links aí)
O pessoal do Zueracast fez um programa sobre o assunto, veja a discussão do tema com Daniel Bayer, Vyktor Berriel, Ygor Fremo, Kaliel Pinheiro, Gabriel Villas e Marcos Castro. Abaixo algumas frases:
“Essa semana estamos presenciando a criação de um termo novo na internet. Quando você copia um conteúdo pra você ganhar dinheiro ou fama, você está ‘kibando’. Se você copia um conteúdo pra ganhar emprego, você está ‘ginando’ ou ‘palitando’.”
“[Sobre o ato de kibar] Se for só pra pagar de engraçado pros outros, e não ganhar dinheiro, acho que tudo bem.”
“Se o cara anunciasse que a Gina é uma compilação de piadas [como no caso do Melhores do Twitter], aí tudo bem. Mas a partir do momento em que ele não fala, se torna autoral e aí é errado.”
“Copiar piada sempre teve, sempre vai ter, especialmente no Twitter. A gente faz isso brincando […] Todo mundo aqui faz pra ver o circo pegar fogo. O problema todo foi que o cara ganhou notoriedade e vai ganhar dinheiro agora. Por isso que a galera ficou mordida.”
“[Falando sobre plágio nos blogs de humor] A ideia do blog não é criar coisas, é reunir as coisas engraçadas da internet. […] A gente coloca o crédito lá, é uma compilação.”
“Foi competência o cara ter feito isso [ter criado a Gina]. Se fosse tão fácil, qualquer um poderia estar lá dando entrevista hoje.“
“A pessoa que curte essa página […] tá cagando pra quem é o autor. Ela quer rir. Ela nem sabe dessas brigas de Twitter”
“Nossa próxima geração de profissionais […] vai ser criada num contexto em que o que ela acha que tá sendo crítica, mas que não é baseado é inveja e sim porque o bagulho é ruim mesmo, vai achar que é inveja e vai continuar falando merda.”
“Se eu não fizer nada [em relação ao plágio], todo mundo vai achar que tá certo. […] Quanto mais a gente mostrar que isso é errado, mais vai diminuir isso.”
“Kibo, não nego e ganho quantos RT puder.”
Se empolgou? Eles ainda falaram bastante sobre copiar formato vs. copiar conteúdo. Escuta o programa completo aqui, ó.