O artigo de hoje foi escrito por James Clear no portal Entrepreneur.com
Outro dia eu estava na academia quando meu instrutor fez uma observação importante. Não levei muito tempo que ela poderia também ser aplicada a outras áreas da minha vida.
Veja só o que aconteceu.
Nós olhamos para o outro lado da academia e vimos alguém fazendo elevações laterais com halteres, sentado em uma bola Bosu (esse é um exercício que foca nos músculos menores do ombro e não tem muito impacto no resto do corpo).
Meu instrutor observou um pouco e então falou “Imagine só o quão bom você precisa ser para que esse exercício seja o que é realmente necessário para te levar ao próximo nível”.
O ponto dele é que a pessoa estava focando em um exercício que melhora poucos pequenos músculos do corpo, enquanto ignorava os movimentos mais fundamentais. Mesmo um atleta olímpico que domina os movimentos básicos (agachamentos, supino, etc.) poderia realmente olhar no espelho e falar “Sabe o que está me travando? Não estou fazendo levantamentos laterais sentados na bola o suficiente”.
Em outras palavras, o problema é que muitas pessoas desperdiçam tempo em detalhes antes de dominar os fundamentos. Isso também é válido fora da academia.
A coragem necessária para dominar os fundamentos
Todo mundo tem basicamente o mesmo corpo e necessidade e precisamos ter a coragem para treinar os fundamentos, o essencial, pelo menos 80% do tempo. Claro, adicione certa pimenta de vez em quanto, mas foque no básico.
– Dan John
Se comprometer com o básico e dominar os fundamentos pode ser difícil, eu entendo. Eu sofri muitas vezes para me acostumar com o tédio e focar no básico.
Por exemplo, como empreendedor é muito fácil gastar meus dias trabalhando nos detalhes. Eu devo fazer aquele pequeno ajuste no design do meu site? Eu devo responder esses 50 e-mails? Eu devo mudar meu meio de pagamento para economizar 2% em taxas?
Todas essas coisas tem um lugar, mas esse lugar não deve ser o topo da minha lista de prioridades. Ao invés disso, meu tempo deve ser focado nos fundamentos. Por exemplo, se você quer divulgar sua empresa através do marketing de conteúdo, vale a pena focar em escrever 2 excelentes artigos por semana.
Fuja das exceções
Nas palavras de um amigo meu, as pessoas gastam muito tempo avaliando exceções. Exceções são os “e se?”, “pode ser que”, os detalhes menores que talvez façam 2% de diferença, mas normalmente te distraem do trabalho verdadeiro que será responsável por 80% do resultado.
- Se você quer começar uma nova dieta, mas se preocupa que não poderá seguí-la na 5a a noite, quando se reúne com seus amigos, você está se preocupando com uma exceção. Não é a 5a a noite que fará a diferença. O resultado que importa é o que você tem nas outras 20 refeições da semana.
- Se você está começando uma empresa e fica debatendo sobre os cartões de visita ou métodos de envio ou milhares de outras coisas que te distraem de conseguir o primeiro cliente, então você está travado nas exceções. Você pode otimizar isso depois. Por enquanto, são decisões que não te geram receita e só estão te atrasando.
- Se você quer deixar “tudo arrumado” ou encontrar “a melhor maneira para fazer isso”, provavelmente você está arranjando uma desculpa para fugir das decisões difíceis. Pesquisa é apenas útil enquanto ela não se transforma em uma forma de procrastinação. Na maioria dos casos, você descobrirá respostas melhores colocando a mão na massa do que na pesquisa.
Em qualquer jornada a maior habilidade é executar o trabalho. Por isso, a maioria das pessoas não precisa de mais tempo, mais dinheiro ou estratégias melhores. Eles apenas precisam fazer o trabalho verdadeiro e dominar os básicos.
Não tenha medo dos fundamentos
A maioria das pessoas fogem dos fundamentos porque não tem coragem para se tornarem mestres deles. Quando você elimina tudo que é desnecessário, não existem detalhes para se esconder. Você fica apenas com o básico e ou você ou domina ou não domina.
É mais fácil falar para as pessoas que você está “trabalhando em uma nova estratégia” ou que “está fazendo mais pesquisa”. Por outro lado, é difícil falar “Estou focando no básico, mas ainda não tive muito progresso”.
Você tem coragem de simplificar e se tornar o melhor possível nos fundamentos? Enquanto você não está totalmente confiante no básico, não adianta gastar tempo nos detalhes que farão 10% da diferença.
De que adianta fazer uma boa elevação lateral se você não é bom o suficiente no supino? De que adianta um lindo logotipo se você ainda não achou nenhum cliente? De que adianta uma guitarra melhor se você ainda não tem o hábito de treinar todo dia?
Na área de aumento de produtividade, sem os fundamentos, os detalhes são inúteis.
–
Nota do editor: Se você acompanha o Saia do Lugar há um tempo sabe muito bem o quanto valorizamos os fundamentos. Justamente por isso, muitas vezes nossas dicas são consideradas óbvias. Mas aí fica a dúvida, se são tão óbvias, porque poucas empresas realmente as dominam?
Para se aprofundar no tema e entender como dominar os fundamentos, confira o artigo As 3 diferentes formas de aprendizado.
P.S.: Créditos da imagem dos mandamentos Shutterstock
The post Aumento de produtividade: Esqueça os detalhes, foque no básico appeared first on Saia do Lugar.