Em alguns poucos anos o Apple Siri irá ganhar uma prima que segue carreira no mercado financeiro. A empresa SRI International, responsável pela criação do sistema de reconhecimento de fala do iOS, está trabalhando no desenvolvimento de Lola, um assistente pessoal que deverá estar presente em terminais de atendimento bancário e serviços de home banking.
A novidade está sendo criada pela SRI International junto com o banco espanhol BBVA, e por ora está sendo chamada de “a próxima geração de assistentes pessoais” por seus criadores. Assim como Siri, Lola terá a capacidade de processar informações passadas a partir de comandos naturais de voz, que dispensam qualquer tipo de entonação especial ou fala mais vigorosa.
O pessoal do site TechCrunch teve acesso a Lola em um teste feito no laboratório da SRI nos EUA. Durante o experimento, foi acessado o site norte-americano do BBVA e uma janela de conversa com um botão Talk apareceu. Lola foi capaz de responder o valor do pagamento de um empréstimo e calculou o pagamento de uma hipoteca. Em seguida, foi pedido para que Lola encontrasse alguma transação no valor de US$ 14 na conta, mas como não encontrou nenhuma neste exato valor, apresentou cinco opções com este valor aproximado. Nada mal.