Se você pudesse separar apenas três características básicas de SEO, o que escolheria?
Uma das características do trabalho de SEO é facilitar os resultados para sua empresa nas buscas pela Internet.
Esta é uma pergunta feita por muitos dos pequenos empresários (às vezes, até pelos grandes) que precisam utilizar este serviço e não querem gastar muito dinheiro ou tempo.
Se este é o seu caso, aqui vão nossas sugestões de 3 coisas básicas que um SEO precisa fazer.
1. Verifique seu “Indexing Status” (status de indexação)
O primeiro passo é ter certeza de que seu site pode ser encontrado. A melhor maneira para fazer isso é verificar seu “indexing status“, a indexação de sua página pelo Google Webmaster Tools. Uma vez logado, clique em “Health” e em “Index status” no menu à esquerda.
Eu gosto de clicar no botão “Advanced”, que me traz mais detalhes como estes:
A primeira coisa a se analisar é o número de páginas indexadas. Neste caso, são 887.
Quantas você esperava? Obviamente, se você acha que tem mais de mil páginas que o Google deveria indexar, mas apenas 10 são mostradas, aí há um problema. Neste caso em particular, o problema parece ser o oposto: 887 páginas indexadas e 5751 “Not Selected” (não selecionadas).
Isso pode ser uma indicação de que muitas páginas estão duplicadas, não indexadas ou com a URL do Google encaminhando para outra página. Eis o que diz o site de buscas sobre este status:
“Not Selected: A URL de seu site redireciona a outros sites, ou são muito similares a outras páginas“.
Para simplificar, o botão serve como atalho para uma rápida observação que te permite saber se há algo errado. Poucas páginas indexadas? Problema. Páginas demais, ou com o indicador “Not Selected”? Problema também. Mas, se você tem o problema, qual é o próximo passo?
Infelizmente, não é fácil assumir tudo isso sozinho, principalmente pelas restrições de tempo. Isso significa que o próximo passo é procurar alguma ajuda para resolver seu problema de indexação.
PS.: Alguns softwares como o WordPress criam muitas categorias de páginas, e isso pode explicar o grande número nos indicadores. Mas você ainda precisará de um profissional que possa resolver este problema.
2. Foco nas palavras-chave
O próximo passo é escolher as palavras que serão utilizadas pelas engines de busca, de forma que levem o usuário até seu site.
Se um dos produtos que você oferece é uma bola de futebol, por exemplo, pra quê citar em toda a sua página as ditas bolas de futebol? O que precisa ser feito é dedicar pelo menos uma frase completa no resumo ou descrição da página que contenha o termo “bola de futebol”, ou com uma página de seu site completamente dedicada ao produto, ou ainda, em especial, pelas tags de título.
Preste também muita atenção às pequenas tags, que lhe ajudarão a dar maior foco para seu site. São aquelas no rodapé da página. Eu costumo seguir duas regrinhas de ouro para as tags de título:
1ª Regra para as Tags de Título
Uma página por produto/serviço oferecido.
As tags de título devem se focar em um único aspecto da página.
Esta é a segunda regra:
2ª Regra para as Tags de Título
Não use a mesma tag de título para mais de uma página.
Isso é muito importante também. Faça o melhor que puder para nunca duplicar a tag de título em seu site. Se não é possível criar uma tag diferente para uma nova página, então por que ela existe? Pergunte-se.
3. Consiga links que redirecionem ao seu site
A questão aqui é que a indexação e as palavras-chave são apenas o começo do processo de SEO. Você precisa investir algum tempo nisso para competir por um espaço nos rankings de busca.
Você não conseguirá tráfico em seu site através das buscas “bola de futebol” se as engines de busca não puderem encontrar sua página, ou se não tiver um espaço dedicado a isso em seu site.
Uma tag de título bem criada garante que o termo a ser procurado será exatamente o que você tem a oferecer, o que aumenta suas chances nas engines de busca. E isso exige um trabalho mais complexo de SEO. Como este artigo é para quem precisa de 3 soluções mais básicas, vamos buscar uma alternativa: fazer com que outros sites sirvam de chamariz e redirecionem os visitantes à sua página.
. Você consegue uma entrevista com algum site influente?
. Você é capaz de escrever um artigo sobre seu produto/serviço e postá-lo em um site com mais acessos?
. Se sua empresa é um negócio local, você pode pedir para os demais comércios da região linkarem o seu site?
Você precisa evitar o caminho mais fácil: não compre estas participações, não pague pelos links publicados e nem contrate aquelas empresas que te garantem centenas de cliques por minuto (o que pode até gerar uma penalidade do Google). O propósito deste exercício é ter certeza de que os links que você obtiver oferecem um potencial de valor de construção da marca. Trata-se de um marketing “quase-espontâneo“.
E quanto às mídias sociais?
Tudo é ainda muito vago. Por exemplo, quando alguém segue sua página no Google+, isso faz com que sua posição no ranking de busca suba, e o resultado seja sempre preferido. Mas somente pela pessoa que que seguiu. Isso não torna sua página mais acessível para quem não seguiu seu perfil no Google+ nos resultados de busca.
Quem tiver mais alguma sugestão para os iniciantes em SEO, deixe nos comentários.
Adaptado do artigo de Eric Enge, originalmente publicado na Search Engine Watch.
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