Foi o décimo satélite enviado para a órbita terrestre. No mês de dezembro, depois de mandar mais material satelital para o espaço sideral, o governo chinês dá início às operações do que eles chamam de Beidou. Trocando a primeira letra vira um nome feio em português, eu sei. Mas esse aí é o principal concorrente do Sistema de Posicionamento Global (GPS) do qual dispomos até o presente momento.
Ora, qual é o problema com o GPS que a gente conhece e tanto gosta? Aquele que está nos nossos celulares e nas coleiras de nossos cães (pet tecnológico é assim)? Toda a infraestrutura está sob controle do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América. Trata-se de um serviço disponível para qualquer um, é bem verdade, mas se der qualquer zica os americanos fazem o que bem quiserem. E claro que os chineses não gostam da ideia.
Por sua vez o Beidou, aparece como alternativa ao GPS americano, com direito a tecnologia Made in China bem como todo o envio de material satelital feito pelos próprios. Nada de ajuda de nações amigas. É chinês e pronto.