Construída para mais de um milhão de habitantes, a cidade de Ordos foi projetada para ser a gloriosa coroação da Mongólia Interior. Porém, condenada à incompletude, essa metrópole futurística agora reina vazia nos desertos ao norte da China. Apenas 2% dos seus edifícios foram preenchidos; o resto tem sido abandonado à decadência, abandonado no meio da construção, dando a Ordos o título de Cidade Fantasma da China.
Ano passado eu viajei sozinho para a Mongólia Interior, para olhar de perto a bizarra metrópole fantasma de Ordos… e a experiência, como eu vim a descobrir, foi mais estranha do que qualquer coisa que eu pudesse ter me preparado para viver.
Este post apareceu originalmente no The Bohemian Blog, de Darmon Richter. Foi republicado aqui com a permissão de Darmon.
A cidade fantasma da Mongólia Interior
O mercado imobiliário chinês é um lugar estranho.
Com uma população de 1.351.000.000 pessoas e crescendo, o consequente crescimento na incorporação imobiliária levou a novos milionários e uma elite rapidamente crescente; ao mesmo tempo, porém, analistas temem que essa bolha imobiliária esteja prestes a estourar. O próprio país tem quase um trilhão de dólares em dívidas.
Enquanto isso, um bilhão de pessoas estão acordando para as possibilidades de carros velozes, smartphones, internet banda larga e cartões de crédito.