Em janeiro, o Windows Phone enfim ultrapassou a plataforma da BlackBerry nos EUA, segundo a comScore. A distância só vem se ampliando, à medida que o BB perde mercado por lá. No Brasil e em outros países, acontece o mesmo.
Mas a empresa não quer que você pense que ela acabou, nem que desistiu. Em vez disso, eles lançaram o #BBFactCheck, espécie de portal para combater as “táticas escusas de marketing por parte dos concorrentes”.
Por enquanto, os fatos são mais voltados para clientes empresariais: por exemplo, “mais de 2.600 empresas” passaram a usar o BES10 para gerenciar smartphones corporativos – rodando BB10, iOS ou Android.
Desde quando John Chen assumiu o cargo de CEO no ano passado, a BlackBerry se dedica ao mercado empresarial, deixando o espaço dos consumidores em segundo plano.
Mas em alguns mercados emergentes, a BlackBerry ainda tem grande participação e faz lançamentos como o Z3, que chegou à Indonésia em maio pelo equivalente a R$ 400. Ele também foi lançado na Índia e chegará a países árabes em julho.