Nas últimas semanas, nós já conversamos sobre Blogs de negócios para empresas de qualquer nicho, você pode implementar como parte de sua estratégia de web, comecei com as principais razões para qualquer empresa (independentemente do tamanho ou rotação) ter um blog, em seguida, analisar algumas dicas para gerar um bom conteúdo , logo depois fui para a otimização , e a promoção do blog .
Depois de ter seguido todos os conselhos (ou a maioria) e os passos acima, você pode se perguntar “e agora?”, “Realmente está tendo resultados positivos o blog da minha empresa?” Ou dúvidas semelhantes. A resposta a essas perguntas certamente é: é hora de medir os resultados de seu blog. Como? Que informações devo considerar?
Se você possui um site, cada pessoa que visita seu site representa uma parte do seu tráfego na Web. O tráfego da Web cria o total de dados carregado e descarregado entre servidores Web e os visitantes do Web site. Monitorar e analisar o tráfego da Web ajuda a entender o seu público , identificar tendências e determinar a direção para o seu site.
Você pode medir tráfego da Web para suas páginas de diversas maneiras, incluindo visitas, page views e exibições de página única. Visitas é responsável por cada vez que um visitante chega ao seu site. Hoje vou discutir o mais importante a considerar, e que fatores levar em conta.
Medir visitas
Esta é a medida mais geral na web. O número de visitas é refletido no número de pessoas (ou tempos) que, no caso de seu blog de negócios, o conteúdo postado. Embora o número total de visitas seja uma boa maneira de medir o progresso geral do seu blog, o melhor é observar as visitas a artigos individuais, o que lhe permite conhecer e compreender o que o público quer, que conteúdo os leitores preferem.
Mas o número de visitas a cada post não é a única coisa a considerar nesta área, há também outro aspecto que desempenha um papel importante, o tempo de permanência por página, cada usuário por visita. O objetivo de qualquer webmaster é a audiência do seu site, ou seja, aumentar o número de visitas diárias. É assim indispensável dispor de indicadores que lhe permitem, por um lado, medir a evolução do tráfego do seu site, (“medir de audiência”) e, por outro, classificar essa audiência para fornecer um conteúdo sempre mais próximo das expectativas do seu público.
Medir Leads
Primeiro, defino o que o termo significa Lead, que se traduz em parte da definição de Margaret Rouse SearchITChannel :
Um lead, em termos de marketing, é um contato de vendas potencial: a pessoa ou entidade que manifestou interesse em comprar seus produtos ou contratar seus serviços. As ligações são geralmente obtidos a partir de referências de outras pessoas, ou em resposta direta a uma campanha publicitária.
Em uma maneira mais simples, podemos dizer que um Lead é todo cliente potencial declarado. Existem algumas diferenças entre os Leads do marketing tradicional e leads da web, neste caso, um blog de negócios, e a forma como os obtém: em último caso, você conquista os leads através do conteúdo, bom SEO, chamadas à ação bem estruturadas e posicionadas, e outras questões que mencionamos em posts recentes (e lembre-se, o conteúdo sempre será o fator decisivo). Você também pode gerar leads através de seu número de assinantes, que é o nosso próximo ponto.
Número de Assinantes
Lembre-se que cada blog deve ter alguma forma de assinar seus posts, isso pode ser através de um feed RSS, para alimentar os leitores, como o Google Reader, ou através de um “boletim“. Há diferentes serviços que podem gerar automaticamente Newsletters, ou seja, diariamente ou semanalmente e-mails enviados a seus leitores, com as mensagens publicadas neste período de tempo em seu blog. Um serviço muito bom que ajuda a automatizar estes processos, tornando configurações mínimas, é o FeedBurner, que ainda permite que você veja as estatísticas.
Mas por que essas estatísticas são importantes? Os assinantes de um feed ou newsletter, geralmente são ávidos leitores de um blog, então eles decidem se inscrever em qualquer uma destas formas, e se eles se “aborrecem” com o conteúdo, eles podem cancelar a qualquer momento, daí a razão para prestar atenção a esses detalhes.
Backlinks (links para seu blog)
Nós conversamos um pouco sobre linkbuilding, o que implica que outros sites colocaram algum tipo de link (backlink) para o nosso blog, que pode trazer resultados positivos. Para acompanhar os backlinks para o seu blog, uma boa ferramenta é o Google Webmaster Tools.
Links de mídias sociais
O último tipo de link que deve ser cuidadosamente revistos, nestes tempos são os compartilhados em redes sociais, especificamente sobre seus posts. Os links compartilhados em redes sociais representam um segmento comumente obtido em curto prazo de tráfego, isto devido à natureza da maioria das redes sociais: tudo é instantâneo.
Uma vez que tenhamos coletado todos esses dados essenciais, podemos gerar uma estratégia para fazer quaisquer alterações na forma como o conteúdo é gerado, técnicas de SEO e outros.
Dica
Revise seus relatórios de tráfego web pelo menos uma vez por semana.
Este post é o quinto e último de uma série de artigos sobre Blog corporativo . Espero que todas as dicas que forneci, possam ajudar você a ter um blog para o seu negócio. Vou publicar mais posts sobre blogs para assuntos de negócios e afins.
Via RSS de Blog Marketing Digital 2.0
Leia em Blog Marketing Digital 2.0