Em semanas anteriores, comecei a falar sobre Blog Corporativo como parte da presença na web de qualquer negócio pequeno ou grande que seja, a partir da abordagem das razões básicas para ter um blog corporativo, através da geração de conteúdo e otimização do blog.
Uma vez que já temos aspectos chave, agora vamos avançar mais um caminho, posso dizer que já fizemos a parte mais difícil. Agora, Qual é a próxima? Promova o seu blog de negócios. Embora grande parte do tráfego através mecanismos de busca será obtido com o resultado de um bom trabalho de otimização do conteúdo, ele não será a única forma de se obter leitores para o seu blog, que serão seus clientes potenciais.
Para fazer isso, você pode seguir uma série de passos, tanto na web como no “mundo real”, o que necessariamente não envolvem custos que às vezes podem se tornar inúteis se não forem devidamente tratados ou se aplicados na hora errada, como diferentes tipos de publicidade. Aqui estão algumas dicas para melhor promover o blog da empresa.
Linke o seu blog na página inicial da empresa
Uma boa maneira de se familiarizar com o seu blog, é colocar algum tipo de link na página principal do seu negócio, se você quer algo chamativo, sem ser intrusivo, o melhor seria um banner localizado em algum lugar desta página, é uma forma de mostrar aos potenciais clientes que você está por dentro das novas tendências de relacionamento online.
Se você quiser algo mais simples (ou suas habilidades de edição de imagens não são muito boas), coloque estrategicamente como texto, como chamada à ação, que pode muito bem ser um link para o seu último post, ou “About” como um simples convite para ler o seu blog para que os clientes fiquem conscientes da evolução do seu mercado, etc. Lembre-se que, os leitores do blog podem se tornar potenciais clientes para o seu negócio, e quem são seus clientes e conhecem seu blog, precisam estar atualizados através do blog.
Redes Sociais
No post anterior, eu havia mencionado um pouco sobre mídias sociais, especificamente sobre os botões para compartilhar as mensagens, se localizado no lado do post (como você pode ver aqui), no início do post, e / ao final do post. Mas isso é apenas um começo, como a estratégia de mídia social deve ir além de permitir que seus leitores compartilhem o seu conteúdo de uma forma rápida e fácil. Recomendamos os seguintes passos para iniciar uma boa estratégia de mídia social que envolve o seu blog e seu negócio, como tal (em posts futuros mergulhar em estratégias em diferentes redes sociais):
- Concentre-se nas principais redes sociais: Sabemos que há inúmeras redes, mas isso não significa que você tem que abrir um perfil ou página de sua empresa em cada uma. Inicialmente, é recomendado que você concentre seus esforços em grandes redes como Facebook, Twitter, Linkedin e Google Plus. Mais tarde, você pode considerar redes de menor tráfego ou abordagens diferentes.
- Crie perfis relevantes: Tendo perfis ou páginas em redes sociais, não significa que isso vai atrair clientes para o seu negócio ou leitores do blog imediatamente. Sempre tente postar algo sobre estas redes sociais, tais como as mensagens mais recentes do seu blog, fazer algum tipo de pesquisa ou enquete, e outros. Design-wise, nunca é demais fazer um avatar bom, assim como um plano de fundo para a conta do Twitter e uma capa bacana pro Facebook passando alguma informação útil, lembrando que é proibido usar a capa do Facebook para promover a empresa ou pedir que curtam a página, considero um investimento.
- Use serviços AutoShare. Eu comentei na seção anterior sobre a promoção de mensagens recentes no blog. Isso não precisa ser manualmente (embora você pode complementar), uma vez que existem diferentes serviços que permitem compartilhar automaticamente seus posts, como Twitterfeed, ou Dlvr.it , que são gratuitos e você pode ver as estatísticas básicas de cliques em links, compartilhamentos e outros. É digno de notar que nenhum serviço AutoShare suporta a publicação automática de Google+, então isso deve ser feito manualmente.
Eventos e Apresentações
Como um empreendedor em qualquer mercado, é ideal participar de eventos relacionados ao mercado, seja como ouvinte ou como um palestrante, em alguns casos (dependendo do evento). Nestes casos, lembre-se sempre de incluir o fim de sua apresentação um link (ou código QR ) para o seu blog, e, claro, a sua página inicial e perfis de redes sociais. Se você usar cartões, o mesmo se aplica e inclui os links mencionados neste.
Recomendo que puder participe do Papos na Rede idealizado pela Marcia Ceschini.
Assinaturas em e-mails
Geralmente, serviços de correio eletrônico (ou aplicativos e programas em smartphones, tablets e PCs) permitem que você use uma assinatura no final de cada e-mail que você enviar, que é adicionado automaticamente. Você já deve ter recebido um e-mail aonde a assinatura era bem diferente do padrão dos e-mails que você envia. Você pode personalizar a assinatura de todos os seus e-mails e até inserir um logotipo, se for o caso. São recursos do próprio programa de envio de e-mails que você configura e pode personalizar suas mensagens a partir de agora e até dar um aspecto mais profissional as suas mensagens.
Para personalizar o seu e-mail recomendo o uso da Ferramenta BrandMymail. O Brand My mail é um serviço que permite criar modelos de e-mail para uso com serviços de Webmail como o Gmail, possibilitando a criação de um modelo de identidade para o seu e-mail. O serviço possui alguns modelos de layout pré-definidos, mas permite você criar o seu modelo personalizado.
Entre em Diretórios de Blog
Assim como existem listas telefônicas que as pessoas e empresas se cadastram (o último por um montante monetário), há diretórios do blog. As diferenças são que, primeiro, os diretórios de blog são encontrados apenas na web, não fisicamente, também, a maioria desses diretórios são gratuitos, por outro lado, muitos diretórios de blogs são tanto uma rede social pequena (como o DihiTT) onde os usuários podem comentar sobre o conteúdo, e “vota-los”, ou seja, escolher se suas mensagens são boas ou más, individualmente, gerenciar uma espécie de ranking (o que não seria um problema com conteúdo de qualidade).
Utilizar agregadores de conteúdo pode dar o sustento inicial de sua relevância e autoridade no nicho que você atua, pois você mantém contato direto com um grande número de pessoas com quem pode compartilhar várias ideias.
ARTIGOS COMO CONVIDADO (GUEST POSTS)
Os Guest Posts são artigos que você publica em outros blogs, como um blogueiro convidado. É uma enorme potência a ser explorada na blogosfera brasileira. Os blogueiros estrangeiros já utilizam a técnica há muito tempo para ganhar dinheiro online.
Para divulgar com eficiência, procure primeiramente um blog com assunto idêntico ou semelhante ao seu e que receba um índice de visitas maior do que o que você recebe. Depois, escreva um texto com assunto que ainda não exista neste blog, com a máxima qualidade possível, e submeta-o para o dono do blog, dizendo por que motivos você quer ter este post publicado por lá. Seja rápido e simples, sem firulas.
Quais são os benefícios do Marketing de Artigos?
- Prestígio e visibilidade: Publicar bons artigos ou textos especializados durante certo tempo e em diferentes meios joga a favor da nossa marca, aumenta a nossa popularidade e permite que as pessoas saibam da nossa existência ou começar a reconhecer-nos como uma autoridade no nosso nicho. A médio e longo prazo, resultar em novos clientes e mais oportunidades de emprego e serviços nos meios sociais.
- Mais Visitas: Ao colocar um link do nosso projeto ou blog em um artigo escrito para outro, aumentaremos o número de visitantes ao nosso blog, ganhando leitores fiéis.
- Link Building: O marketing de artigo é outra grande estratégia para a construção de Link Building. Desta forma, podemos obter links de qualidade e melhorar a nossa posição.
- Habilidades Pessoais:Escrever para os outros com frequência nos obriga a nos esforçamos e dar uma atenção especial à escrita. Com o tempo, adquirimos experiência necessária para melhorar a nossa escrita e os nossos próprios conteúdos.
- Bônus track: Coloque palavras-chave (relacionados com o nosso blog) no link de texto âncora que aparece no final do artigo, bem como o corpo do texto.
Este post é o quarto de uma série de artigos Blog Corporativo. No próximo post vamos falar sobre como medir os resultados do blog.
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