Como o mundo dos blogueiros está a frente de todo o movimento das redes sociais? Qual a relevância destes atores enquanto formadores de opinião em mercados segmentados? E agora, com a revolução dos smartphones e tablets em plena era da mobilidade, as estratégias das campanhas digitais irão conquistar papel decisivo no destino das verbas publicitárias?
Estas perguntas são instigantes, geram movimento na busca por respostas, principalmente para os blogueiros que estão protagonizando movimentos que motivam o engajamento e a visão de mundo que dita tendências. Conquistar um lugar ao Sol representa muitas horas de análises, pesquisas e reflexão para viver a cultura digital em sua essência, promovendo o compartilhamento e novos conceitos colaborativos.
Um destes conceitos é o Good Karma (good: bom; karma: palavra hindu que designa o legado do espírito), um valor que diz respeito a apostar em algo sem visar o lucro imediato. Construir uma rede social de inovação, por exemplo, é um projeto que exige desprendimento, pois o sucesso está condicionado na ativação qualificada de vários ecossistemas.
O projeto de ativação da Região do Conhecimento em Campinas tem um pouco a ver com este assunto. O blog Mercados do Futuro e a rede social Ação em Cultura da Inovação estão à frente desta bandeira. Existe, sim, um nicho de mercado a ser explorado. O grande desafio é ativar a articulação entre as comunidades que estão nos centros de pesquisa, gestores, estudantes, headhunters, engenheiros, empresários, advogados, pesquisadores, líderes de associações de classe, enfim, todos os empreendedores a vivenciarem a inovação de forma franca.
O papel do gestor de uma rede social ligada à inovação é apenas um exemplo de atividade ligada a um nicho de mercado que pode ser assimilada por um blogueiro. Mas no momento que os blogueiros começam a se articular em rede, trocar experiências e compor comunidades de colaboração, cada integrante da rede ganha um novo aliado, mesmo sendo de áreas diferentes. E este movimento existe e está em curso com eventos de social media sendo promovidos em todo o Brasil. Enxergamos nestes movimentos algo novo, uma tendência que pode responder algumas das indagações que fizemos no início deste post.