É mais difícil, dá mais trabalho e demora mais para sair do papel, mas o bootstrapping pode ser a melhor estratégia para a sua startup. Uma das vantagens de abrir uma empresa sem investimento externo é a liberdade dos funcionários, que vão trabalhar em uma empresa autossuficiente, com autoridade para vender qualquer produto. Além disso, você vai poder se concentrar no lucro e terá autonomia em todas as decisões da empresa. Neste artigo publicado pelo Entrepreneur são sugeridas algumas dicas de como chegar lá sem muita grana.
– Comece a vender já. Aposte em produtos ou serviços que vendem facilmente e use a receita para financiar sua empresa. Com o bootstrapping, as startups tem lucro mais rápido e podem poupá-lo para usar como garantia em um futuro empréstimo.
– Seja o chefe. Assuma o controle de todas as funções da sua startup. Para que a empresa comece a crescer, você precisa ser o gerente financeiro, de marketing, de vendas… Enfim, conhecer e supervisionar cada parte do trabalho.
– Vá com calma. É melhor construir um crescimento estável aos poucos do que ver sua marca virar febre e não conseguir sustentar o sucesso, pois isso vai precisar de muito investimento. Crescer devagar é mais seguro e ainda garante uma reserva para momentos de crise.
– Planeje. Decida com antecedência quanto lucro sua empresa terá por ano e estabeleça metas mensais e semanais para alcançar essa cifra. Assim você pode reparar erros e investir nas estratégias que estão funcionando.
– Arrisque mais. Com o bootstrapping, você não precisa de um plano de negócios muito detalhado. Sua empresa já começa sem débitos, por isso você pode investir em projetos com mais risco e tem mais tempo para vê-los crescer. Não gaste esse tempo elaborando páginas e páginas de um plano cheio de pormenores. O mais importante é tirar o projeto do papel.