No terceiro trimestre de 2011 o Brasil mais uma vez mostrou ser uma potência no envio de spam. De acordo com dados do relatório “Community Powered Threat Report”, feito pela AVG Technologies, aparecemos na terceira posição. No topo do pódio estão os Estados Unidos, seguidos da Índia.
Dados foram coletados pela AVG durante os meses de julho a setembro. Em seguida, a companhia faz um apanhado de análises antes de publicar o relatório final com o raio X das ameaças na internet mundial. Dados absolutos sobre a coleta desses dados não foram revelados, porém. O que se sabe é que a AVG monitora os status de infecção de usuários que aceitam participar do programa de melhoria de seus produtos.
Entre os domínios mais utilizados para envio de spam, o Hotmail (hotmail.com — baseado nos Estados Unidos) leva a medalha de ouro, com 3,4% de todo spam enviado. A Microsoft também aparece com o msn.com em 6º. O Gmail do Google não lidera, mas também está entre o top 10: é o 9º domínio mais usado no mundo para envio de spam, com participação de 0,5% por parte do domínio gmail.com.
Com tantos domínios .com utilizados para enviar mensagens não solicitadas, é claro que o inglês aparece na lista como idioma mais utilizado no spam global (68,45%). O segundo lugar fica com “desconhecido”, com 18,56% desse nada agradável market share. Já o português tem a terceira posição, com somente 2,27% dos spams no mundo.