Olha só o Brasil figurando entre os cinco primeiros em um ranking mundial, galerê! Imagina na Copa! De acordo com uma pesquisa feita pelo Musicmetric, o país é o quinto com mais usuários baixando arquivos de música em BitTorrent
O primeiro colocado da pesquisa é os Estados Unidos, com mais de 96 milhões de canções baixadas. Depois vem o Reino Unido, Itália, Canadá e Brasil, com mais de 19 milhões de downloads:
Tá certo que nem todos os números foram feitos de forma ilegal, pois a pesquisa também englobou o número de canções baixadas no Spotify e iTunes. Mas, a grande maioria deles foi sim. No youPIX Festival, em São Paulo, Pablo Miyazawa, Inagaki, Juliano Spyer e Pedro Burgos discutiram essa questão da pirataria e as consequências dela para o mercado musical.
Para Miyazawa, diretor da revista Rolling Stone, nunca se ouviu tanta música no mundo pela facilidade de como ela é transmitida, hoje em dia. O que é ótimo pro usuário, mas péssimo pro artista, pois são eles que não estão sendo pagos. Para o jornalista, as gravadoras são o único ramo da indústria cultural que não conseguiram achar uma solução mais lógica pra se sustentar do que a pirataria em si.
Mas, e você, o que pensa sobre essa questão? Pirataria é crime, publicidade online ou a democratização da cultura? Confira o debate e tire suas próprias conclusões:
Via TechTudo.