Destemidamente aprendendo com o erro. Essa é uma característica bastante comum entre os “makers”, ou, em bom português, “fazedores”. Trata-se de gente disposta a arregaçar as mangas e começar a produzir algo ao invés de ficar apenas especulando, em uma nova cultura que pode acelerar e muito o surgimento de inovações nos próximos anos.
Para falar mais sobre o assunto, a Pagtel, empresa brasileira de pagamentos móveis, convidou alguns dos expoentes dessa “cultura maker” brasileira para contar mais sobre os desafios e propostas de seus projetos. Entre os convidados a participar do documentário, estão Gabriela Augustini, especialista em inovação digital, Pedro Markun, ativista digital, fundador do Transparência Hacker e participante do Garoa Hacker Clube, Felipe Matos, criador do programa Startup Brasil, Bruno Tozzini, criador do DON, o primeiro wearable brasileiro, Martin Restrepo, fundador da Editacuja e especialista em aprendizado mobile, e Gregório Martin Jr, co-fundador da Fábrica de Aplicativos.
“Com a internet, o processo de compartilhamento das redes, toda a evolução do computador pessoal e o barateamento de ferramentas tecnológica, você permite que as pessoas, com ferramentas muito simples, com muito poucos recursos, consigam criar coisas, que é toda essa história da inovação de garagem”,
resume Gabriela, sobre a importância desse movimento de “fazedores”.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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