Na manhã desta sexta-feira (19/8), o ex-ministro das Comunicações e ex-presidente do BNDES Luiz Carlos Mendonça de Barros esteve na sede da Editora Globo, em São Paulo, para falar aos jornalistas da casa sobre os rumos do Brasil diante da crise global.
Para o executivo, que atualmente dirige a empresa de investimentos Quest, o país “está espantado com seu próprio sucesso”. Financeiramente, os brasileiros teriam vantagens sobre os europeus e americanos, já que estão vendendo seus produtos por preços maiores e comprando mercadorias por preços menores. Mas, para o economista, o crescimento financeiro do país provocou tantas mudanças na sociedade brasileira que o povo ainda não consegue acreditar que o período “de ouro” se estenderá por “muitos e muitos anos”.
Chegar lá não é mais o maior desafio brasileiro, mas sim buscar formas de crescimento contínuo. “Para isso, o território nacional precisa de governantes menos preocupados em unir o eixo RJ-SP com um trem bala, além de empresários que busquem soluções eficientes e inovadoras para diminuir a exportação de nossas riquezas primárias”, disse.
Barros acredita que o Brasil precisa de gente empreendedora, interessada em deixar a concorrência para trás, sem medo de fazer sucesso e de mostrar de vez a sua cara.