Dados levantados pelo IDC Brasil apontam que 3,86 milhões de computadores pessoais foram vendidos no mercado nacional entre os meses de abril e junho deste ano, fazendo com que o país batesse seu recorde trimestral e de quebra ultrapassasse o Japão. Assumimos a terceira colocação no ranking global no ranking global de PCs, atrás de China e EUA, respectivamente.
“Nunca se vendeu tanto computador em um único trimestre no Brasil”, afirmou em um comunicado oficial Martim Juacida, analista de mercado da IDC Brasil. “O resultado está diretamente ligado aos preços extremamente agressivos ofertados pela indústria. Com o dólar estável, os fabricantes têm conseguido manter seus preços em queda, gerando forte demanda, principalmente, no segmento doméstico”, completa.
O último recorde de vendas de computadores do país havia sido atingido no primeiro trimestre deste ano, quando foram vendidos 3,6 milhões de PCs.
De acordo com o órgão, os notebooks foram os líderes de mercado no período tendo a preferência de 51,5% dos compradores, enquanto as velhas máquinas de mesa foram 48,5% da soma.
Outros números mostram que 69,5% dos computadores foram comercializados para usuários domésticos, 25,8% para empresas e 4,7% para governo e educação.
Artigos relacionados:
- HP ultrapassa Positivo e se torna líder na venda de computadores no Brasil
- Acer ultrapassa Dell no mercado de PCs
- Android ultrapassa Windows Mobile no mercado mundial