O grupo Buscapé disparou agora há pouco comunicado no qual afirma que está se associando ao FairSearch, conjunto de empresas de internet que se posicionam contra algumas práticas de buscadores que não lhes parece corretas. Em especial, questionando muitos dos recursos inteligentes implementados pelo Google no mecanismo de pesquisa.
A decisão — que já corria nos bastidores de quem cobre tecnologia — reforça a disputa que o Buscapé mantém com o Google na Secretaria de Defesa Econômica do Ministério da Justiça. O grupo entrou com representação contra o buscador em dezembro do ano passado. Reza a lenda que o Google respondeu e agora é a vez do Buscapé apresentar a réplica.
O FairSearch afirma ser um “grupo de empresas e organizações unidas para a pormover o crescimento econômico, a inovação e a escolha através do ecossistema da internet. Eles defendem a competição na busca online e em dispositivos móveis. Figuram na lista de membros: Microsoft, Ad Marketplace, Expedia e TripAdvisor. Os sites de passagens têm um caso à parte de ódio à busca do Google.