De acordo com o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, em janeiro de 2012, na comparação com dezembro de 2011, a inadimplência dos consumidores brasileiros registrou queda de 0,4%. Na relação anual (janeiro de 2012 sobre janeiro de 2011), por sua vez, o indicador apresentou crescimento de 16,6%.
Segundo os economistas da Serasa Experian, desde o terceiro trimestre de 2011, o consumidor mais endividado vem priorizando quitar suas despesas. Nos últimos quatro meses do ano passado, apenas novembro apresentou evolução mensal (1,9%). Além do abono de final de ano, a redução dos juros e da inflação ajudou a dar um fôlego no orçamento familiar.
Na decomposição do indicador, as dívidas com os bancos e a inadimplência com os cheques sem fundos puxaram o recuo do indicador com queda de 2,3% (-1,2% p.p) e 8,1% (-0,8% p.p), respectivamente.
Já as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) e os títulos protestados contribuíram para que a inadimplência do consumidor não caísse ainda mais, com crescimento de 3,5% e 16,9% e contribuição de 1,4% e 0,2%, respectivamente.
Via Newtrade