Na cidade chinesa de Chongqing, surgiu algo curioso. Em um parque, uma calçada ganhou duas pistas: uma para as pessoas em geral, e outra para quem está distraído com o celular, com o aviso “ande nesta pista por sua conta e risco”. Essa é uma ideia que surgiu nos EUA, e não deu certo por lá. Infelizmente, a China também não teve muito sucesso.
A pista exclusiva para viciados em smartphone estreou em Washington, capital dos EUA, em julho. Trata-se de um experimento em ciência comportamental para o programa Mind Over Masses, do canal National Geographic.
Os resultados, segundo Rob Pegoraro, do Yahoo Tech, não foram muito animadores: só uma minoria dos pedestres mudou de pista, enquanto a maioria das pessoas usando celular não seguia as instruções da calçada – por estarem muito distraídos. A pista exclusiva acabou sendo tomada por fumantes, ciclistas e cadeirantes.
Na China, a calçada com duas pistas também não adiantou muito: “turistas atraídos para a calçada tiraram fotos dela. Mas muitos não cumpriram a regra, e alguém até mesmo estacionou um carro na calçada”, segundo a agência estatal China Daily.