X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cálculo de como calcular o ROI em Mídias Sociais


Se quisermos fazer uma campanha de mídia social, é importante saber como podemos medir o ROI, ou retorno sobre o investimento. Uma das coisas que notei nos últimos tempos é que muitos falam sobre como medir ess bendito do ROI, mas ninguém propõe uma fórmula.

Este post é o resultado de umas pesquisas que andei fazendo e consegui achar no blog da Christian Lisogorsky um calculo de ROI, já que na Web Brasileira vemos muito texto e pouco cálculo. Para calcular o ROI de uma campanha de mídias sociais, a primeira coisa é definir os objetivos que queremos alcançar e como estamos fazendo, neste caso, assumimos que os objetivos são:

  • Construir lealdade e confiança da marca em redes sociais.
  • Incentivar o interesse no lançamento de futuros produtos.

Já temos as metas definidas, agora devemos definir as metas para o sucesso destes objetivos:

  • Quantidade de comentários positivos e quantidade de conversas geradas a partir dos comentários positivos (um comentário negativo que gera uma conversa positiva é considerado sucesso).
  • Número de pessoas cadastradas para receber informações sobre novos produtos (conversão do cliente).

Depois de definir as metas de sucesso, temos que assumir um valor monetário (com base em nosso P & L = Lucros e Perdas) para cada uma das metas, ou seja, Quanto essa campanha pode gerar em R$? Neste caso, assumimos o seguinte:

  • Comentários positivos e conversas R$ 0.25/cada um.
  • Conversão de clientes: R$ 10 é diferente para cada empresa (o custo de aquisição de um novo cliente).

Agora temos objetivos claramente definidos e já sabemos que o sucesso (e insucesso) na nossa campanha e quanto vamos receber ou gerar por cada um deles.

Agora temos que definir os custos da nossa campanha de mídia social. Para este exemplo vamos usar um dos meios mais comuns de mídia social: conferência por streamming, porque tem os 2 elementos que queremos buscar: Gerar uma conversa e a converter em clientes.

  • Custo do evento, incluindo streamming: R$ 7,000
  • Staffda marca: R$ 1,000 (assumamos que é o impato da equipe de marketing no evento)
  • Ferramenta de monitoramento: R$ 1.000 por mês (usaremos apenas 1 mês)

Já temos todos os custos do evento. Sabemos que o ROI = (ganho de custo) / custo. Neste exemplo vou atribuir um valor duplo para o feedback positivo para diferenciá-los do neutro . Vamos supor também que 300 pessoas se converterão em vendas, ou seja, o interesse em futuros produtos da marca.

Agora vamos ver os resultados na imagem a seguir:

Screen shot    at

Qual é esse número?

Isso significa que para cada real investido na campanha foi recebido como um retorno (neste caso) de R$ 0,50 centavos, de modo que este evento foi uma perda para a empresa. Os números usados, no exemplo são fictícios, mas meu objetivo era mostrar que toda ação em mídia social tem um impacto sobre o P&L da empresa.

Perceberam que em nenhum momento houve algum número que reflete a quantidade de seguidores Twitter ou “curtir” do Facebook. Tudo está baseado na conversa que foi gerada em torno desta marca, cujo o objetivo era gerar conversas em redes sociais ( o número de amigos falando são reais, só é necessário trocar os custos e a conversão).

Se o objetivo era gerar conversas em torno da marca e só houve essa quantidade de menções (1941 total), obviamente, não se gerou apenas conversas e como consequencia a agência falhou em seu trabalho.

O que você acha? Você já mediu o ROI de suas campanhas de mídia social? Compartilhe a sua opinião abaixo. 

X KffMDjyY

Via RSS de Blog Marketing Digital 2.0

Leia em Blog Marketing Digital 2.0

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot