São Paulo — A organização da Campus Party promoveu hoje uma coletiva de imprensa para anunciar as novidades da edição 2013, que será novamente realizada no Anhembi Parque, na cidade de São Paulo, entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro. A famosa conexão do evento está ainda mais rápida: os campuseiros terão direito a uma banda larga de 30 Gbps, tanto para downstream quanto para upstream.
A conexão de 30 Gbps será fornecida pela Telefônica Vivo, que garantiu que sua infraestrutura está pronta para evitar quedas, com links redundantes de acesso à internet. A banda larga da Campus Party também foi otimizada para utilizar o menor número de hops possível no acesso aos servidores externos, o que deixa a velocidade mais alta para baixar distribuições Linux.
Na edição 2012, a conexão também foi provida pela Telefônica Vivo e contou com uma capacidade de 20 Gbps. No entanto, gráficos de uso da rede exibidos na área fechada da Campus Party indicavam que, mesmo nos horários de pico, os campuseiros utilizavam apenas 50% da conexão disponível. Para 2013, a Telefônica Vivo também espera que a quantidade de upload de arquivos supere a de downloads.
Mario Teza, diretor geral da Futura Networks do Brasil, organização responsável pela edição brasileira da Campus Party, afirmou que foram feitas melhorias de segurança para evitar episódios como o do ano passado, onde um homem acabou entrando no evento e foi acusado de furtar pelo menos três notebooks. O rapaz foi preso. Por “motivos estratégicos”, o diretor não informou maiores detalhes sobre a operação de segurança da Campus Party 2013.