O artigo de hoje foi escrito por Richard Branson no portal Entrepreneur.com
2 grandes características do empreendedor são: curiosidade extrema sobre quase tudo e normalmente serem bons em aprender fazendo. Suas mentes abertas e atitude positiva são seus maiores ativos. Se é dessa forma que você se descreve, já está no caminho para ser um empreendedor.
Não se prenda à dúvida se tem ou não experiência antes de abrir seu negócio. Ao invés disso, busque mudanças que você enxerga como cliente, mesmo pequenos detalhes que precisam de melhoria. Conforme você enxerga essas possibilidades, elas se acumulam e se transformam em uma ideia grande e inovadora de produto ou serviço.
Foi basicamente assim que comecei meu primeiro negócio na Virgin. Nós éramos sensíveis quando começamos, buscando conectar projetos, assim como a maiorias das empresas fazem. Nós fomos de uma pequena loja de discos até uma gravadora e depois criamos lojas gigantescas em nosso portfólio.
Apesar de ser fãs de música, sabíamos pouco sobre o negócio em si. Porém, aprendemos que não necessariamente isso era um problema.
Nós éramos jovens, determinados e gostávamos de fazer as coisas do nosso jeito. Paradoxalmente, nossas empresas deram certo por isso. Acontece que os clientes gostaram das mudanças que estávamos fazendo, como convidar amantes de música para passar um tempo nas lojas e trocar ideia sobre música, ao invés de empurrá-los para fazer as compras e ir embora.
O grande salto veio quando eu decidi começar uma linha aérea transatlântica. Usei a mesma abordagem: não sabia nada sobre viagens aéreas, mas eu sempre ia da Inglaterra aos Estados Unidos a negócios e me convenci de que tinha que ter uma maneira melhor. Os preços eram altos e o serviço terrível.
Quando mostrei a proposta de uma nova linha aérea aos meus sócios da gravadora, eles acharam que eu estava maluco. Assim como os bancos, que nos rejeitaram. Conforme seguimos em frente, os especialistas e concorrentes falaram que era a ideia errada no tempo errado, e que nossa empresa estava condenada ao fracasso.
Nós provamos que todos estavam errados.
Nós tivemos sucesso não porque criamos outra empresa aérea “eu também”, mas porque usamos a mesma abordagem criativa e focada no cliente que usamos no setor da música. Nós adicionamos todo tipo de pequenos serviços extra, sendo que o maior deles foi contratar uma tripulação que realmente fosse gentil com os passageiros, um detalhe que os concorrentes não faziam!
30 anos, nossa empresa ainda é a referência em termos de valor e excelência no serviço oferecido.
No momento em que começamos a Virgin Mobile na Inglaterra, essa abordagem estava no nosso DNA. Nós acreditamos que conseguiríamos melhorar o serviço e valor oferecido aos usuários de celular na Inglattera, e assim o fizemos. Uma mudança que fizemos foi deixar os clientes comprarem o chip sem um celular, enquanto muitos concorrentes exigiam que os clientes comprassem telefones caros.
Desde que criamos marca Virgin em 1970, lançamos em torno de 400 empresas. Apesar de nem todas terem ido bem, aprendemos muito nas nossas falhas. Uma característica comum em nossos sucessos é o desejo de fazer algo melhor. Nosso time de pessoas engajadas e apaixonadas se divertem juntar tendo ideias melhores que os concorrentes sobre o que os clientes querem.
Esses dias, quando navegamos em águas desconhecidas, tentamos contratar CEOs e executivos que trabalharam no setor e sabem o que evitar. Essas pessoas geralmente vem da empresa dominante, onde suas ideias e ambições foram podadas por práticas burocráticas e só focadas no resultado final. Nós buscamos pessoas que queiram trazer mudanças radicais a um setor, damos liberdade criativa e o auxílio da marca e então nos afastamos e os deixamos voar.
As pessoas normalmente elogiam o quanto pensamos fora da caixa. Porém, ficam surpresas quando falamos “Na verdade não é isso! Nós nunca deixamos a caixa ser construída.”.
Essa é uma ótima abordagem, não importa em qual setor seja o seu negócio. Provavelmente vai funcionar pra você também.
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Nota do editor: Além de aprender fazendo e sempre buscar melhorias que os clientes queiram, existem outras características importantes para um empreendedor. Recomendo bastante a leitura do artigo Quais são as características do empreendedor?
P.S.: Créditos da imagem aprender fazendo Shutterstock
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