Imagine que você quer espalhar uma mensagem pelo Twitter. Ela é linda, impactante, mas não cabe de jeito nenhum em 140 caracteres. O que você faz?
No jornalismo, o tempo que você tem para ajustar esse texto é muito curto, e tempo é algo que não se perde nas redações. Por isso a solução encontrada pelos jornais The Times e Sunday Times foi criar o CardKit, uma ferramenta que transforma trechos de texto em imagens compartilháveis em redes sociais, com direito a incluir um logo, imagem ilustrativa e o nome da fonte.
O resultado é bem interessante, e funciona especialmente bem na hora de mostrar aspas de um determinado entrevistado ou de uma personalidade. A criação da imagem final é super fácil, e pode ser testada por qualquer um, já que a ferramenta tem código aberto.
Ao acessar o site do CardKit, é possível escolher um tema (claro ou escuro), as dimensões da imagem (para Twitter, Facebook ou vídeo), inserir o texto, cor de fundo, adicionar uma imagem ilustrativa e até o logo da publicação. O sistema é simples, porém altamente eficiente e veloz.
O resultado são tuítes multimídia como esse do The Times, ou até essas postagens do BuzzFeed FWD durante o evento da Apple no início da semana.
Ukip can never be outbid on immigration – comment from @Dannythefink: http://t.co/EJ3Br7krKI pic.twitter.com/oP9TWA4Pu5
— Red Box (@timesredbox) March 4, 2015
HBO’s new streaming service, HBO Now, coming to Apple devices pic.twitter.com/tyf9oyHTx4
— BuzzFeed FWD (@fwd) March 9, 2015
Cada publicação pode tentar customizar o CardKit de um jeito que melhor lhe convenha, trocando estilos ou fontes para refletirem a identidade da marca.
Os desenvolvedores do CardKit contam que se inspiraram no Meme Tool da Vox Media, mas também é possível ter um resultado semelhante utilizando ferramentas grátis como o Canva.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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