Um estudante chamado Ankit Daftery, do Instituto Tecnológico de Veermata Jijabai, localizado na cidade indiana de Mumbai, desenvolveu uma tecnologia que permite que deficientes visuais usem a linguagem braile para digitar textos nas telas sensíveis ao toque. A tecnologia, que dispensa até os teclados virtuais tradicionais, foi convertida em um aplicativo para Android.
O sistema pede com que os usuários usem as pontas de seus dedos para “desenhar” os pontos na tela do aparelho, enquanto o sistema de leitura nativo do sistema operacional do robozinho lê os caracteres digitados em voz alta. Confira o aplicativo em ação no vídeo abaixo.
Segundo afirmou Daftery, o sistema é capaz de reconhecer as 26 letras do alfabeto ocidental, além de comandos como espaço, backspace e pular uma linha. Ainda na fase inicial de testes, o estudante diz que está trabalhando para torná-lo mais poderoso e até o disponibilizar comercialmente, para “poder fazer a diferença na vida de um deficiente visual”.
Apesar de uma versão preliminar do programa ter foco específico para a plataforma Android, uma versão para o iOS deve surgir no futuro.
Com informações: The Next Web.
Artigos relacionados:
- Cientistas criam sistema que permite que cegos dirijam
- Netflix atualiza aplicativo para Android e traz suporte ao Brasil
- Sony Ericsson anuncia Live, mais um Walkman com Android
Cegos criam textos em braile usando app do Android