Mais um dígito chegando. A Anatel fez uma coletiva de imprensa na tarde de hoje para tirar dúvidas relacionadas à adição do 9 na frente de todos os celulares do DDD 11 a partir de domingo (29). Conforme adiantamos, há algumas ferramentas que ajudam o dono do aparelho a modificar rapidamente todos os contatos com o nono dígito. Entretanto, ainda há gente com dúvida sobre o motivo da mudança. Vamos esclarecer.
A região de DDD 11 comporta São Paulo e mais 63 cidades. A Anatel calcula que há 44 milhões de combinações possível para os números iniciados por 9, 8, 7 e 6. Desse total, 42 milhões foram distribuídos para as operadoras e podem ser adicionados à rede a qualquer momento. Os demais 2 milhões restantes, que ainda não foram atribuídos a um usuário, durariam cerca de 7 meses antes de esgotar completamente as combinações.
A adição do nono dígito absorve todos os números de celular — com exceção daqueles que funcionam na rede da Nextel, considerados rádios ou SME — e permite mais combinações. Por exemplo, 8088-8888 já existia e passa a ser 98088-8888. Por sua vez, 92222-2222 não existia antes e passa a ser uma combinação possível para celular. Haverá 90 milhões de combinações possíveis com a adição do nono dígito.