Ao invés de tentar criar a melhor tranca para bicicletas, três engenheiros chilenos pensaram em uma solução que transforma a própria bike em um cadeado. Essa é a ideia da Yerka, um projeto de bicicleta impossível de ser roubada.
Para isso, eles inseriram uma abertura na parte de baixo do quadro, que se abre e é travado com o uso do selim.
“Queríamos usar a maior parte dos componentes da própria bicicleta, assim quem pedala não precisa ficar carregando trancas ou outros equipamentos para manter a bike segura”, explicou Roi Eggers, um dos três engenheiros envolvidos na produção da Yerka. Para roubar essa bike, seria preciso arrebentar o quadro, o que inutilizaria a bike.
Ainda que o quadro seja difícil de ser roubado, as rodas ainda ficam vulneráveis. Os desenvolvedores da Yerka sugerem o uso de cabos que, entrelaçados entre as rodas e o quadro, impossibilitem que alguém mal intencionado furte partes da bike. “Ainda estamos trabalhando em uma solução para proteger também as rodas”, avisa Eggers.
Após dois anos de prototipagem, o trio chileno está trabalhando para chegar a uma versão final da Yerka, que será colocada para financiamento coletivo no Kickstarter em dezembro.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie