Desde que começou a história da obrigatoriedade de assistir ao menos 5 segundos de propaganda no YouTube antes de ver o vídeo que você escolheu, muita gente anda revoltada. Já vimos até tentativas de mobilização nas redes sociais. Mas onde alguns veem problemas, outros veem oportunidades. Foi o caso dos chilenos da MayoDigital, que pelo quinto ano consecutivo foi considerada a melhor agência criativa digital do IAB Labs.
Eles perceberam que o botão de pular o anúncio tinha um grande valor, então resolveram utilizá-lo para comunicar algo realmente importante: um guia de práticas sustentáveis que ajuda a preservar os recursos naturais do planeta.
Água, energia elétrica e gás: após 5 segundos, você poderia escolher entre pular o anúncio ou mudar seu comportamento. Em uma semana, as pessoas optaram por mudar seus comportamentos, em vez de pular o anúncio, mostrando que em 5 segundos todos nós somos capazes de abandonar hábitos ruins. E, mais importante, que as mudanças começam em casa. É só aí que somos apresentados ao anunciante, a Sodimac, que comercializa materiais de construção.
Geralmente, quando vemos projetos assim, sempre bate uma curiosidade para ver o que mais foi feito de bacana pela agência. E o vídeo mais recente da MayoDigital no Vimeo é um soco no estômago de quem gosta de animais. A agência resolveu criar uma ação para dar voz aos cachorros de rua da cidade de San Joaquín Chile, que estavam sendo mortos por funcionários municipais.
A MayoDigital subiu um vídeo no YouTube mostrando imagens da matança e convidando as pessoas a fazer o download de colares com QR Code para colocá-los nos cães de rua de sua comunidade. Quando alguém fotografava o código, aparecia uma mensagem que denunciava o que estava acontecendo. A
A ação foi tão divulgada que resultou, entre outras coisas, em uma ação criminal contra o prefeito de San Joaquín, Sergio Echeverría. Com certeza, ações como essa são muito mais eficientes do que só encher a timeline com imagens de animais sendo torturados e não fazer nada na prática.
Posts relacionados:
- Anúncio do Bradesco no iPad faz você bater o carroPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | AnuncieVia RSS de Brainstorm #9
Comente este artigo