Eu não sei vocês, mas muitas das minhas refeições matinais envolviam uma leitura minuciosa da embalagem de cereal matinal. Eu saberia dizer detalhes sobre as calorias, ingredientes utilizados na fabricação e qualquer tipo de novidade ou informação que a marca tivesse estampado na embalagem, porque ler aquilo era uma das atividades involuntárias do meu café da manhã.
Isso talvez faça de mim uma leitora ávida por qualquer coisa (true story), mas foi exatamente pensando que não havia nada para ler durante uma refeição que fez Jonathan Safran Foer dar uma ideia sensacional para a rede de fast food Chipotle: e se as embalagens estampassem trechos curtos de literatura?
“A pergunta não é ‘se isso vai mudar o mundo’, a pergunta é ‘isso não é melhor do que uma embalagem sem nada escrito?’”, provoca o escritor.
Particularmente, eu ficaria agradecida se eu pudesse ter um ou dois minutos de cultura durante o meu almoço, por exemplo. Provavelmente faria com que eu me alimentasse mais devagar (afinal estou prestando atenção em outra coisa) e poderia trazer alguma inspiração para o meu dia.
Colocar informações em embalagens descartáveis, no entanto, não é uma ação nova. Você certamente vai lembrar de momentos em que ficou passeando pelas informações oferecidas pelo McDonalds no papel que forra a bandeja do seu lanche, mas o objetivo não é só trazer um branded content estampado nas embalagens, mas sim uma literatura rápida para um espaço curto.
Entre os convidados a fazerem textos que possam ser lidos em até 2 minutos estão escritores como George Saunders, Malcolm Gladwell, Judd Apatow, Sara Silverman, Toni Morrison (vencedora do Nobel), Michael Lewis, Bill Hader, Steven Pinker, Sheri Fink (vencedora de um Pulitzer) e o próprio Jonathan Safran Foer.
Chamada de ‘Cultivation Thought’, a série de embalagens literárias tem o intuito básico e simples de levar boa literatura para o grupo mais diverso de pessoas. Caso o trecho acabe molhado de refrigerante ou sujo com algum molho, os interessados sempre poderão conferir os textos também online, no site cultivatingthought.com.
Pode ser meu background literário, mas eu achei simplesmente sensacional.
Fica a dica para as outras redes de fast food 🙂
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie