X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cientistas começam a estudar planeta próximo potencialmente similar à Terra


Há alguns anos temos lido notícias de que cientistas encontraram planetas potencialmente habitáveis: com dimensões similares às da Terra e dentro da zona habitável em relação à estrela que circulam. Agora, pela primeira vez, eles poderão estudar um desses candidatos a novo lar (ou puxadinho, se preferir) do nosso planeta. Conheça o EPIC 201367065 d.

Este planeta foi descoberto pelo satélite Kepler, da NASA. Ele orbita uma anã vermelha, uma estrela com cerca de metade do diâmetro do nosso Sol, o que faz com que as órbitas dos planetas ao seu redor sejam mais curtas. A do candidato a nova Terra, por exemplo, tem apenas 44,6 dias terrestres – haja Sidra Cereser para comemorar tanto ano novo.

Fruto de uma gambiarra no Kepler motivada por uma falha, a Nasa mudou o foco da missão, que agora se chama K2, para buscar de um modo alternativo planetas com características similares à Terra a uma distância mais próxima. O tal planeta promissor é um desses recém-descobertos. Ele está a 150 anos-luz da Terra, o que não é exatamente “perto”, mas é próximo o suficiente para permitir aos cientistas analisarem-no com a tecnologia de que dispomos hoje.

Apesar da empolgação, algumas perguntas ainda precisam ser respondidas. A composição desse planeta é mais parecida com a de Netuno, o menor planeta gasoso do Sistema Solar, ou uma Super Terra, rochosa como a nossa? A atmosfera é densa o suficiente para que a temperatura no planeta seja amena como a da Terra (de preferência, mais amena que a desse verão escaldante), ou ele se parece mais com Vênus?

São perguntas que podem ser respondidas. Em 2018, teremos uma ajuda extra: o Telescópio Espacial James Webb, da NASA, será lançado. Ele conseguirá detectar dados espectrais que ajudarão a dar respostas. Juntas, todas elas darão um mapa bastante fiel da viabilidade da vida no novo planeta. Em paralelo, a missão K2 e outro satélite, o TESS, que deve ser lançado em 2017, continuarão vasculhando partes próximas do Sistema Solar em busca de novos planetas parecidos com o nosso.

Leia mais detalhes sobre como o Kepler/K2 trabalha e quais os desafios na compreensão do novo planeta na coluna do Salvador Nogueira, no link ao lado. [Folha]

Imagem do topo: PHL/UPR

O post Cientistas começam a estudar planeta próximo potencialmente similar à Terra apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

cbb mt f sYUo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot