O combate ao HIV é uma tarefa árdua e necessária: 35 milhões de pessoas no mundo estavam infectadas até o fim de 2013, segundo a UNAIDS. Para impedir que o vírus se espalhe, é importante usar camisinha, mas só isso não resolve: uma equipe aposta em uma solução cultivada na soja e no arroz.
Pesquisadores espalhados por vários países – inclusive o Brasil – criaram sementes transgênicas com proteínas que neutralizam o vírus da Aids.
>>> Acessório para celular detecta doenças sexualmente transmissíveis
Em um estudo, cientistas conseguiram produzir o anticorpo 2G12 em sementes de arroz. Ele se prende ao HIV, deixando-o vulnerável para que seja combatido pelo nosso sistema imunológico.
Para modificar o DNA do arroz, os pesquisadores usam um método chamado biobalística: células e tecidos da planta são bombardeados com microprojéteis de ouro ou tungstênio a 1.500 km/h. Eles levam os genes para transformar o arroz, que então é cultivado em estufas. Assim, a planta passa a ter um DNA modificado, e produz anticorpos contra o HIV.
Esses anticorpos ficam dentro de cada semente. Para extraí-los, é preciso usar um pouco de ciência (o nome técnico é “cromatografia de imunoafinidade”). A ideia é oferecê-los na forma de um gel que neutraliza o HIV, a ser usado antes de cada relação sexual.