X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Cientistas desenvolvem técnica para apagar medos do cérebro


Os medos se formam quando associamos algo a uma forte resposta emocional negativa. Mas uma equipe de cientistas desenvolveu uma técnica não-invasiva que permite apagar memórias emocionais recentes do cérebro humano. Talvez ela não resolva seus traumas, mas pode ser um começo.

Quando o cérebro aprende algo, cria-se uma memória através de um processo chamado consolidação: a memória começa instável, mas proteínas se formam no cérebro para fixar a memória. Ao interferir na forma como o processo é realizado, é possível afetar o conteúdo de uma memória.

Este novo estudo, publicado na revista Science por pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, mostra que é possível apagar memórias emocionais interrompendo o processo de consolidação no cérebro.

A equipe de pesquisadores mostrou a participantes imagens neutras: paisagens, objetos do cotidiano, esse tipo de coisa. Mas, ao mesmo tempo, aplicava choques elétricos neles. Então basicamente as pessoas criaram uma “memória do medo”, associando o conteúdo da imagem com a dor. Ao mostrar a foto novamente, algum tempo depois, os participantes ficavam com medo. (Imagino algo do tipo “Não doutor! Essa paisagem de novo n-” *choque* “AI”)

No entanto, a equipe tentou interferir na fase de consolidação em metade dos participantes. O que eles fizeram para impedir a memória do medo? Eles mostraram a imagem repetidamente – desta vez sem nenhum choque – durante o momento em que o cérebro fixa a memória na mente.

Ao fazer isso, os grupos cuja memória sofreu interferência não ficavam com medo quando viam a imagem novamente. Inclusive, os pesquisadores usaram um scanner de ressonância magnética, e viram que a memória desaparecia do cérebro, na área que armazena nossos medos: as amídalas cerebelosas, no lobo temporal. Ou seja, os cientistas foram capazes de apagar a memória do medo.

Embora não seja uma descoberta que você possa necessariamente usar no dia a dia, os pesquisadores estão confiantes de que podem desenvolvê-la para usar no tratamento de problemas de ansiedade como fobias, estresse pós-traumático e ataques de pânico. Como eu, um homem adulto, tenho medo de cães desde longa data, para mim isso é uma ótima notícia. [Science via Uppsala]

dba di
dba nyfud WEE

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot