por Thiago Simões
O dia 28 de maio ficará guardado na história da humanidade e, principalmente, para nós apaixonados por jogos de videogame. Um dia depois do escândalo da FIFA tomar conta da mídia, as mulheres e todos nós que lutamos por uma sociedade igualitária abrimos um sorriso no rosto.
Desde o fim do século XIX, a mobilização feminina por direitos civis, políticos e sociais fazem parte do nosso contexto. 1932 foi uma data especial para as mulheres: foi o ano em que elas adquiriram o direito ao voto. Em 1962, veio o direito de trabalhar fora de casa sem o consentimento do marido, depois de 11 anos de luta nos bastidores do Congresso Nacional. Tivemos, ao longo dos anos, a criação da Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher, a primeira senadora, a primeira governadora e a primeira presidente.
Pela segunda vez na história de um jogo de futebol virtual, teremos a presença de seleções femininas. É o que foi anunciado pela EA Sports para o próximo jogo de sua franquia, o FIFA 16. Serão doze seleções, como Brasil, França, Alemanha, Espanha e Estados Unidos.