Depois da saída de Hideo Kojima da Konami, o que mais se ouviu por todas as bandas foi que a empresa iria falir. Consequentemente, um dos títulos mais amados pelos brasileiros, a série Pro Evolution Soccer estaria com os dias contados.
Logo agora, no momento em que a fórmula para retomar a disputa com a EA parecia ter dado certo, os rumores tornaram-se insuportáveis no coração dos fãs da série. Mas vamos lá, temos que analisar os fatos como eles realmente são e não tomar base apenas em um acontecimento interno da empresa.
Durante os últimos dois lançamentos da série PES, muito se falou sobre a utilização de uma nova engine, totalmente remodelada e pronta para atacar a franquia FIFA. A FOX ENGINE é um motor criado pela Kojima Productions e utilizado em diversos jogos da Konami, como Metal Gear Solid V: Ground Zeroes e Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Com a saída de Kojima, o que aconteceria com o PES? Absolutamente nada. Algumas informações de dentro da empresa garantem que nunca se usou realmente a engine pura, mas sim uma adaptação, conhecida por PES Fluid.
O problema de Kojima com o PES
Dizem que os programadores da série PES deram graças a Deus depois da saída dele da empresa. A informação é de que ele nunca gostou da série e sempre a enxergava como concorrente de suas produções. Sem Kojima pela frente, acredita-se que a série possa ter mais recursos financeiros e muito menos burocracia em certas aprovações para evolução do título.