X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Com internet paralela, protestos em Hong Kong driblam censura chinesa


Desde o final de semana, milhares de pessoas estão nas ruas de Hong Kong protestando a favor da democracia na escolha do próximo líder da ilha chinesa. E, por estar sob domínio da China, é de se imaginar que a censura corra solta por lá. Mas isso não prejudica a comunicação entre ativistas, que usam uma rede paralela e, assim, driblam a censura chinesa.

Com o crescimento dos protestos, a censura chinesa entrou em ação para dificultar a vida dos ativistas: o Instagram, por exemplo, está há dias totalmente bloqueado na China – e o app de compartilhamento de fotos do Facebook nunca foi um dos alvos preferidos dos censores chineses, que normalmente gostam de brigar com o Google. As pessoas de Hong Kong podem postar no Instagram, mas ninguém na China consegue ver as fotos.

Com medo da censura, a população de Hong Kong encontrou outra forma de se comunicar. Eles usam o FireChat, um app lançado em março que ajuda na criação de “redes mesh“. Com elas, as conexões são feitas entre dispositivos que estão próximos fisicamente – 60 metros entre um usuário e outro, mas esse raio cresce conforme mais e mais pessoas estejam usando a rede nas proximidades. Em lugares com muita gente, como no caso dos protestos de Hong Kong, o alcance da rede mesh pode ser de quilômetros.

As redes mesh são uma ferramente especialmente confiável por não haver uma maneira simples de derrubá-las, já que não adianta bloquear um endereço de site ou sinal de celular. A única forma de acabar com essas redes é desligando o Bluetooth de cada smartphone que usa o FireChat – e, convenhamos, essa não é das tarefas mais simples do mundo.

A Open Garden, empresa responsável pelo FireChat, confirma que, de fato, o app cresceu muito nos últimos dias em Hong Kong: foram mais de 100.000 novos usuários em 22 horas entre a manhã de domingo e segunda-feira, e até 33.000 pessoas usando simultaneamente o app. Os líderes estudantis recomendam que os ativistas usem o FireChat com medo da censura governamental, mesmo que ele não seja a ferramenta ideal, já que não é criptografado e qualquer pessoa pode ler as mensagens, que são públicas. Ele pode ser limitado – mas o importante é ter uma ferramenta que resista aos bloqueios governamentais. E, para isso, o FireChat funciona muito bem. [Gizmodo 1, 2, NPR]

O post Com internet paralela, protestos em Hong Kong driblam censura chinesa apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

deb mWbQeidlPA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot