Que o mercado publicitário russo adora uma bizarrice, não é novidade. A novidade é o cliente ter topado uma estratégia arriscada como a deste recente comercial da Burger King, que basicamente compara o vício em drogas ao vício em Whoppers, incentivando o segundo, é claro.
O filme começa com a imagem de uma papoula, e um narrador que diz:
“Esta é uma papoula. Ela foi popular certa vez, mas seu tempo passou”.
Segundo a Adweek, o próprio canal oficial do Burger King na Rússia explica que “a papoula, usada para fazer ópio, simboliza um ‘mau hábito’, que BK ficaria feliz em ajudar você a substituir por um vício em Whopper”. Mas a explicação vai um pouco além: a palavra russa para papoula é mak, diminutivo local para McDonalds. Sacou? Hein, hein?
Visto por este ângulo até faz sentido, mas daí entra a questão de que se você precisa explicar a ideia, ela não é tão boa assim. E mais: você até pode considerar determinados produtos uma droga, mas dizer que o seu próprio produto é uma droga não é lá muito inteligente.
A Adweek informa, ainda, que diversos canais se negaram a exibir o comercial. Por que será?
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Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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