X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como a Amazon conseguiu ter prejuízo de US$39 milhões depois de vender US$61 bilhões em produtos?


No ano de 2012, a Amazon teve receita de US$ 61,09 bilhões. Isso é aproximadamente o PIB da Croácia! Então como é que eles tiveram um prejuízo de US$ 39 milhões no mesmo período? Porque é assim que a Amazon funciona.

Esta é sua filosofia de negócios: vender com margem de lucro baixa, tanto nos EUA como fora deles. Como explica Eugene Wei, ex-funcionário da Amazon, isto impede que a concorrência ganhe da empresa em preço. Assim, ela consegue conquistar presença maior no mercado.

Vender a margens baixas, obviamente, traz lucros bem pequenos. Além disso, a Amazon reinveste parte dos lucros em investimentos para a empresa: mais armazéns, mais acordos de conteúdo digital, além de apostar em computação na nuvem e nos Kindles, que muito provavelmente custam mais do que seu preço (nos EUA).

Ou seja, tudo o que torna a Amazon uma das empresa mais revolucionárias em tecnologia também a deixa com um dos balanços financeiros menos empolgantes do mercado.

Mas como aponta a Wired, essa é uma trajetória semelhante à do Walmart nos anos 90. No Brasil, ele é só mais um entre diversas redes de supermercado. Mas nos EUA, o Walmart é gigantesco: o país responde por boa parte dos US$444 bilhões em receita que a rede teve no ano passado.

Da Wired: “Em 1994, as vendas do Walmart ultrapassaram US$60 bilhões pela primeira vez… Dez anos depois, as vendas quase quadruplicaram para US$256 bilhões.” As vendas da Amazon quadruplicaram nos últimos cinco anos.

Mas será que a Amazon consegue replicar o sucesso do Walmart? Pelo menos o mercado financeiro parece confiante: apesar dos resultados ficarem aquém do esperado, as ações da empresa atingiram níveis recordes. Como explica Howard Lindzon, CEO da StockTwits, tudo se trata de expectativas para o futuro – não de resultados concretos do passado. E como aponta o The Verge, “a Amazon tem uma narrativa melhor que a Apple, com o fundador ainda no comando, crescimento sólido e o modelo de reinvestimento de lucro que a empresa tem adotado até então”.

Além do resultado anual, a Amazon divulgou os números do quarto trimestre. Entre os destaques, temos:

  • receita de US$ 21,27 bilhões, aumento de 22% em um ano;
  • lucro líquido de US$ 97 milhões, queda de 45%;
  • vendas de livros físicos crescendo pouco, apenas 5% em um ano;
  • vendas de e-books dispararam 70% em um ano;
  • a Amazon não conseguiu acompanhar a demanda do Kindle Paperwhite, mas não diz quantas unidades foram vendidas;
  • como sempre, a Amazon não revela quantos Kindles ou Kindle Fires foram vendidos.

Vejamos como a Amazon se sai este ano ao atrair clientes através de preços baixos e do seu ecossistema de produtos. Resta ver se a mesma estratégia será adotada no Brasil, onde a Amazon deve estrear a venda de produtos fisicos ainda este ano. [Amazon via The Verge, AllThingsDWired]

be NWgHnlHw

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot