Aqui na Results, a gente sempre tenta trazer a discussão sobre a importância de discutir o fracasso na vida empreendedora, porque acreditamos que essa troca de experiências é fundamental no aprendizado de quem está começando a gerir o próprio negócio. Sem querer puxar a sardinha pros gringos, o fracasso está embutido na cultura empreendedora de outros países e é tema de grandes reportagens e possui até um evento focado em discutir o fail alheio (já batemos um papo com Cass Phillips, organizadora da Fail Conference, e trouxemos ela na EXPO Y), mas, infelizmente, o tema ainda é tabu por aqui.
Quando poderemos, por exemplo, dar de cara com uma apresentação de uma empreendedora revelando a história de ascensão e queda de sua empresa? Pois foi justamente isso que aconteceu com Sarah Prevette, CEO da Sprouter, uma plataforma de networking entre empreendedores globais, que resolveu expor as possíveis razões que podem ter levado a empresa a fechar suas portas (apesar de rolar indícios que eles estão prestes a voltar ao mercado). Mais que nos mostrar como podemos aprender com erros alheios, a apresentação abaixo mostra como o mundo empreendedor tem muito a ganhar quando não varremos nossos fracassos para “debaixo do tapete”.