Os botões “Tweetar”, do Twitter, e “Recomendar”, do Facebook, são grandes impulsionadores de conteúdos online e ajudam consideravelmente no Marketing Viral.
O problema é que ambos são escritos em Javascript, um tipo de código que não pode ser lido por emails ou PDFs como eBooks, relatórios e outros documentos.
Apesar disso, muitas vezes o conteúdo nesse formato é valioso e as pessoas veriam valor em compartilhar. Os botões certamente facilitariam nisso. Há uma solução bem simples para esse problema: transformá-los em links simples.
Nos nossos eBooks em PDF, por exemplo, usamos essa técnica para que as pessoas compartilhem a página de download. Isso também pode ser usado para artigos enviados por email, em relatórios de uso de uma ferramenta online (compartilhe seu resultado) e qualquer outro item que sua empresa julgue que valha a pena.
O botão Recomendar no Facebook
O botão recomendar pode ser transformado em um link da seguinte forma:
http://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=xxxxx
Sendo que ao invés do xxxx deve estar o endereço da página que você quer compartilhar.
Sua empresa pode usar isso em um link simples como “Recomendar no Facebook” ou fazer algo um pouco mais sofisticado: usar uma imagem simulando o botão recomendar e adicionar o link à imagem, da seguinte forma:
O botão Tweetar
O botão Tweetar (ou compartilhar no Twitter) pode ser usado de forma semelhante.
A diferença aqui é que o botão não contém apenas o link e sim todo o Tweet, incluindo o texto (que o usuário poderá editar depois de clicar).
Para isso é preciso codificar o texto primeiramente. Isso pode ser feito facilmente com o uso de ferramentas como esta.
Em “Plain” colocamos o texto que queremos que seja compartilhado. No caso desse post:
Como colocar os botões “Tweetar” e “Recomendar” em Emails e PDFs http://bit.ly/xtacdX via@resdigitais
Ao clicar em “URL encode: ele retorna com seguinte versão codificada:
Como%20colocar%20os%20bot%C3%B5es%20%E2%80%9CTweetar%E2%80%9D%20
e%20%E2%80%9CRecomendar%E2%80%9D%20em%20Emails%20e%20PDFs%20http
%3A%2F%2Fbit.ly%2FxtacdX%20via%40resdigitais
Feito isso, basta usar o seguinte link:
http://twitter.com/intent/tweet?text=xxxx
Onde está o xxxx, substitua pelo seu texto codificado. De forma semelhante ao botão do Facebook, sua empresa pode usar um link ou uma imagem simulando o botão:
Pronto, sua empresa acaba de ganhar mais uma forma de impulsionar a mensagem!
Saiba mais:
Leia também:
- Como enviar uma mensagem para todos que curtiram sua fan page
- Filtros anti-spam: como funcionam e como vencê-los
- Como criar um evento usando uma página do Facebook (e não um perfil)
- Os 7 motivos para usar o Twitter como ferramenta de marketing
- O verdadeiro tráfego vindo do Twitter