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Como conseguir ideias de novos artigos e aumentar as visitas


Nesse post, quero apresentar algo prático e, ao mesmo tempo, útil a vocês, caros leitores. Dentro de nossa rotina como blogueiros, seja na área dos blogs, seja em qualquer outra área ou nicho, precisamos criar conteúdo diversificado e original, mas que, ao mesmo tempo, nos permita aumentar as visitas do Google, para não precisarmos ficar tanto em função das Redes Sociais e passar ao patamar de adquirir visitas (e dinheiro!) enquanto dormimos ou fazemos qualquer outra coisa fora do computador.

O interessante é que podemos, sim, conciliar essas duas coisas tão importantes em nossa rotina: ideias para novos posts e crescimento das visitas vindas do Google. As dicas práticas desse artigo irão lhe ensinar como. 

Primeiro de tudo, vou ensinar uma dica prática para quem já recebe algumas visitas do Google com seu blog. Para quem tem blog muito novo ainda e não atingiu esse nível, nesse mesmo post darei dicas complementares para atingir o mesmo objetivo!

aumentarvisitas

imagem: Web MarketingPT

Primeiramente, acesse as estatísticas de seu blog no Google Analytics. Se ainda não utiliza essa ferramenta, mate-se inscreva-se já, agora, nesse exato momento (a redundância é pra te aligeirar, mesmo!).

Após acessar a página inicial de suas estatísticas, acesse “Traffic Sources” no menu à esquerda e, quando a página recarregar, corra até as “Keywords“.

Aí, você terá uma lista com as palavras-chave que te trazem visitas do Google, em ordem decrescente de número de visitas obtidas.

Analisar as estatísticas

A primeira forma de obter alguma ideia de post que possa fazer com que aumente visitas do Google é pegar as palavras-chave que estão no topo dessa lista, mas que você ainda não criou um post focando em tais (mas pode criar, obviamente) e fazer uma busca no Google para ver como você está posicionado. Em seguida, basta criar um post sobre a palavra-chave e mandar ver.

Observações: para se certificar de que obterá algum lucro em nível de tráfego, recomendo fazer uma pesquisa na ferramenta de palavras-chave do AdWords e analisar o nível de busca da palavra. Se os números lhe agradaram, mandar ver no artigo. Outra coisa que podemos fazer pra não perder a viagem, caso não possa criar um post sobre a palavra-chave, é fazer uma busca no Google, analisar o Google suggest. Se você não está entre as 3 primeiras posições e, mesmo assim, recebe um tráfego considerável da palavra-chave, pode tentar posicionar sua página mais ao topo ainda (por meio de Link Building) até ficar mais ao topo e obter, assim, mais visitas.

Escolher as palavras mais rentáveis

Ao analisar os dados que aparecem nessa lista (que creio ser uma das mais importantes de toda a ferramenta que é o Analytics), você pode obter boas ideias para novos posts naturalmente, de uma hora para outra.

Basta anotá-las e fazer algumas pesquisas, novamente, na ferramenta de palavras-chave do AdWords. Se encontrar algo interessante, corra lá escreva um novo post ou mantenha sua ideia anotada!

Reescrever Artigos

Saindo do campo do Google Analytics, vá diretamente ao seu blog e leia seus próprios posts. Isso mesmo que você leu! Se você conhece bem seu conteúdo, sempre que lê-lo novamente irá encontrar palavras-chave que rendem ótimos posts e que, segundo seu feeling ou por pesquisas estatísticas, podem, sim, aumentar as visitas vindas do Google.

Todo Blog tem post que não recebeu a atenção que merecia ou simplesmente fomos um desastre ao escrevê-lo. O exercício é simples, verifique suas estatísticas, identifique os menos visitados e faça as seguintes perguntas:

  • Ainda é uma ideia válida? Vale apena reescrever esse post?
  • Qual poderia ser o melhor titulo para este post?
  • Há alguma informação relevante que posso incluir?
  • Eu já escrevi sobre isso em artigos que posso referenciar?

Claro, isso não serve apenas para os posts que quase ninguém vê, mas também para os artigos que tem muitas visitas, mas onde as pessoas não permanecem muito tempo para ler geralmente é um sinal de que o item não está atendendo às expectativas dos seus visitantes.

Além disso, um adicional interessante é que, fazendo isso, também já pode fazer um pequeno trabalho de Link Building dentro desses novos posts apenas linkando as palavras-chave que lhe deram as ideias, dentro de posts já escritos que esteja a analisar.

Essa é especial pra quem está começando com seu blog e tem pouco conteúdo ou ainda não recebe tráfego suficiente do Google para obter ideias de palavras-chave analisando visitas pelo Analytics.

Comece a ler outros blogs que tenham conteúdos relacionados ao seu e anote todas as palavras-chave que lhe vier à cabeça e que possam render ótimos posts. Se você já tiver a coisinha que chamo de feeling de blogueiro, que é imaginar a quantidade de pesquisas que certa palavra ou frase-chave pode atingir dentro do Google, você já pode seguir retirando ou modificando algumas palavras-chave inúteis.

Em outros casos, se você tiver uma mente fértil ou conhecer muito bem o nicho onde atua, pode tirar palavras-chave da tua própria cabecinha, apenas fechando os olhos e pensando um pouco.

Depois disso, pode estar com boas ideias de posts em mãos. Agora, basta acessar (novamente!) a ferramenta de palavras-chave do AdWords e fazer buscas com as palavras-chave inseridas, até encontrar algumas que rendam um bom tráfego.

Estão formadas as ideias para novos posts e, além disso, possíveis chances de novas visitas vindas do Google para suas páginas!

As dicas são pequenas, fáceis e muito práticas, a meu ver. Além disso, trazem para mim um ótimo retorno, independentemente do nicho ou blog onde as aplico. Pra quem fica desapontado de ler o Marketing Digital 2.0 e obter poucas ideias a nível prático, creio que esse post já deve tê-los motivado.  Gostou? Conseguiu aumentar as visitas do Google que chegam às suas páginas?!

 

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