Entenda como transformar todos os funcionários de uma empresa em produtores de conteúdo
Quando falamos sobre o papel do conteúdo no inbound marketing a conversa pode ir para dois lados.
O primeiro lado é uma troca de ideias e práticas entre funcionários para produzir o conteúdo de uma empresa no longo prazo. O segundo lado é aquele que está reclamando como é difícil, às vezes, quase impossível, manter o ritmo necessário que a construção de conteúdo requer.
Este artigo é para as pessoas que vivem o dilema da segunda alternativa.
Os marqueteiros mais bem sucedidos em manter o ritmo rápido na qualidade do conteúdo que é criado fazem parte de empresas que promovem uma cultura de conteúdo dentro de suas organizações.
Se você está começando o seu próprio negócio, o crescimento de seu departamento de marketing, a partir de um trabalho em uma nova empresa ou apenas tentando motivar uma mudança de atitude da sua empresa em relação a criação de conteúdo, nós vamos nos empenhar aqui para mostrar como criar uma cultura de conteúdo da sua empresa.
Permita que qualquer pessoa contribua
A criação de conteúdo não deve ser reservada apenas para o marketing. Por isso, permitir que qualquer pessoa em sua organização para contribuir com conteúdo, de vendas, de serviços de desenvolvimento, etc.
Isso é ótimo porque a sua empresa está recebendo conteúdo que destaca diferentes perspectivas e diferentes áreas de conhecimento, os quais fazem o seu arsenal de conteúdo mais completo.
Para tornar mais fácil para que todos possam contribuir, crie diretrizes que possam ser seguidas para tornar mais provável que o seu conteúdo se ajuste às suas normas de publicação.
A sua empresa pode até ter especialistas de conteúdo em sua equipe que podem até treinar os interessados em contribuir com conteúdo sobre os tipos de diretrizes editoriais que a equipe se marketing segue.
Essas pessoas – a sua equipe de editores de marketing – podem ser aquelas que trabalham adaptando o conteúdo para que ele esteja alinhado com a temática e as diretrizes que a empresa estabeleceu para as suas publicações.
Para o conteúdo estar dentro da cultura da sua empresa, ele precisa estar sendo praticado por todos os colaboradores
Incentivar formatos de conteúdo diferentes
Só porque os funcionários sabem que podem contribuir com conteúdo, isso não significa que eles vão se sentirem confortáveis fazendo isso. Isso pode resultar do equívoco que eles têm de achar que precisam escrever como Shakespeare para começar a publicar no blog da sua empresa.
Incentivar os funcionários a contribuir em conteúdo para a sua empresa significa motivá-los a produzir um vídeo, um infográfico, uma apresentação no SlideShare, apresentar dados que eles pesquisaram, ou até mesmo um artigo escrito.
Precisamos aproveitar o melhor potencial de nossos colaboradores e dar espaço para que eles criem o melhor dentro do seu conhecimento para somar ao nosso conteúdo.
Explique a vantagem de ser um líder de pensamento
Para criar uma cultura de uma empresa que celebra o conteúdo compete aos líderes comunicarem os benefícios de ser um colaborador.
Explique aos funcionários que o conteúdo que é publicado sob seu nome vai ajudar a estabelece-lo como líder de pensamento naquilo que ele faz.
Aqui estão alguns benefícios que você pode ressaltar para encorajá-los a publicar conteúdo:
- A criação de conteúdo recebe seu nome e com isso visibilidade com pessoas importantes dentro e fora de sua organização.
- Ser um líder de pensamento ajuda as pessoas a se moverem para cima, dentro da empresa, e alavancar suas carreiras.
- Se os colaboradores estão voltados para as vendas, ou para o cliente, ajuda a estabelecer a credibilidade com leads e clientes.
- O conteúdo é um portfólio online de criação que existirá por anos.
- Seu conteúdo pode levar a futuras oportunidades, como palestrante, ou sendo citado como fonte em outras publicações.
Comunicar e celebrar
Enquanto incentivar e viabilizar a criação de conteúdo vai ajudar as pessoas a começar a produzir algumas coisas, não vai impedir que elas continuem no longo prazo.
Para manter toda a sua empresa entusiasmada sobre a importância de contribuir para os esforços de criação de conteúdo, use números para comunicar o impacto que tem sobre o seu negócio.
Pense em como é significativo compartilhar com as pessoas que elas participaram de produção de um conteúdo que gerou 10 mil exibições de página, do que dizer que elas apenas produziram um bom conteúdo.
Se os funcionários puderem ver como o que eles fazem está contribuindo com as metas importantes da empresa, como bater a meta de leads ou de vendas, você pode apostar que as pessoas estarão muito mais interessadas na criação de conteúdo.
Recompense os melhores
Como tudo na vida, alguns conteúdos irão se destacar dos demais – talvez muitas ligações, pedidos de informações, ou seja recomendado por uma importante publicação, ou quem sabe, ele viralize.
Recompense o criador do conteúdo pelo que produziu brilhantemente que assim você estará incentivando outros empregados a se esforçarem para criar este mesmo tipo de conteúdo.
Recompense os funcionários, destacando o seu conteúdo e os resultados específicos que trouxeram para a empresa de forma pública.
Apele para a competitividade
Às vezes um pouco de competição amigável ajuda uma empresa a rumar em direção do espírito de criação de conteúdo.
Digamos, por exemplo, que você esteja interessado em obter mais conteúdo sobre um determinado assunto em seu blog para se preparar para o lançamento de um produto.
Realize um concurso para ver quem consegue escrever o melhor artigo sobre esse assunto e o mais votado seja premiado como tal. Com uma competição amigável, você está ganhando em todas as frentes.
É possível obter um maior volume de conteúdo, a partir de um conjunto diversificado de pessoas, em assuntos que estão alinhados com os objetivos da empresa, os seus funcionários terão seus nomes em destaque, liderança de pensamento e estarão construindo as suas marcas pessoais.
Lidere pelo exemplo
Finalmente, lembre-se de que a sua cultura empresarial vem de cima pra baixo. Se quiser promover uma cultura que incentiva a criação de conteúdo, ela tem que acontecer de cima pra baixo também.
___
Este artigo foi adaptado do original, “How to Cultivate a Content Culture at Your Company”, do Hubspot.
Via RSS de YOW I Soluções para Inbound Marketing
Leia em YOW I Soluções para Inbound Marketing