Esse artigo foi escrito por André Siqueira, da Resultados Digitais, empresa com o objetivo de ajudar as médias e pequenas empresas a entenderem e aproveitarem os benefícios do Marketing Digital
O McDonald’s tem sua presença consolidada através de mais de 600 lojas espalhadas no Brasil, uma marca reconhecida e uma grande base de clientes. Já pensou no quanto é difícil para um novo concorrente conseguir alcançá-los?
O que o McDonald’s fez foi construir um ativo tão grande que funciona como uma barreira para a entrada de competidores.
No Marketing Digital também é possível criar ativos que causam o mesmo efeito. A vantagem é que fazer isso na Internet é uma possibilidade muito mais acessível para pequenas e médias empresas.
Nesse post vamos listar 3 ativos importantes que você pode criar.
Deixe seus concorrentes comendo poeira
Blog
Um blog funciona como ativo por acumular duas coisas importantes: assinantes e autoridade perante o Google. Não é a toa que o Saia do Lugar tem tanto conteúdo.
Publicar materiais de qualidade com consistência vai fazer com que as pessoas postem cada vez mais links para o seu site, o que o ajuda a alcançar as primeiras posições no Google, ser mais visualizado, receber mais links e assim por diante.
Esse efeito “bola de neve” dá uma vantagem grande à sua empresa e dificulta muito para que novos competidores cheguem ao mesmo patamar.
De quebra, ainda fortalece a marca e coloca o(s) autor(es) na posição de referência no assunto.
No entanto, para a estratégia funcionar é preciso que o conteúdo seja realmente interessante para o seu público e que as ações sejam bem planejadas.
Temos um ótimo eBook gratuito para quem quer usar um blog como ferramenta de marketing digital.
Contas em mídias sociais
Uma conta no Facebook, Twitter, Youtube, Google Plus, Linkedin ou qualquer outra rede que tenha muitos seguidores também pode ser um grande ativo para sua empresa.
As pessoas já usam esses sites em seu dia a dia e a empresa tem em suas mãos o controle de quando publicar e alcançar essa base que a acompanha.
É verdade que as necessidades variam de negócio para negócio, mas se tivéssemos que sugerir uma única rede, sugeriríamos o Facebook. É a opção que apresenta o maior número de usuários e um engajamento altíssimo para os mais variados setores.
Também temos um eBook mais introdutório sobre o Marketing no Facebook e outro específico sobre Facebook Ads, para quem quiser usar os anúncios e acelerar os resultados.
PS: O próprio Saia do Lugar também trouxe algumas dicas sobre Facebook para negócios e ofereceu R$50,00 em créditos para quem quer anunciar.
Base de e-mails (contatos de potenciais clientes ou leads)
Ter um grande número de contatos interessados na sua empresa também pode ser considerado um ativo importante e tem um efeito semelhante ao das mídias sociais.
O email marketing, se feito com qualidade, tem uma probabilidade maior de ser lido que os posts nas mídias sociais. No entanto, deve ser utilizado com uma frequência menor e mais cautela em não incomodar.
Uma ótima maneira de fazer a base crescer é utilizando-se de iscas para captura de emails: um eBook, webinar, planilha, template ou qualquer outra coisa que tenha valor para o visitante e possa ser oferecido gratuitamente com a condição de preencher um formulário.
Para usar corretamente a base e extrair bons resultados recomendamos um outro eBook sobre email marketing e para publicar uma isca para captura de emails, essa checklist para publicação de materiais.
Abraços,
André Siqueira
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