Janeiro não significa só a volta ao trabalho, mas também o começo dele, principalmente para jovens empregados e estagiários. Muitos deles chegam com ideias frescas e um verdadeiro talento para crescer na empresa, mas, ainda assim, precisam ser orientados no local de trabalho. Como diz Brent Gleeson em um texto para a Inc., “os jovens da sua empresa estão prontos para liderar”. Ele dá algumas dicas para prepará-los para as novas responsabilidades. Afinal, no futuro, essas pessoas poderão estar à frente do negócio.
Divulgue seus talentos. Não esconda seu jovem líder, mostre-o para o mundo. Permita que eles sejam a cara da sua empresa. Incentive-os a contribuir com o blog da empresa ou com publicações institucionais, fazer cursos e treinamentos, realizar apresentações em feiras e congressos e colaborar para melhorar o que sua empresa tem a oferecer.
Gerencie-os, mas não seus trabalhos. Se você possui a pessoa certa para o trabalho certo, não há a necessidade de vigiar todos os esforços realizados. Defina limites, mas saiba também dar espaço. Permita ao jovem ser inovador e desenvolver seus próprios processos e metodologias, que os ajudarão em seu trabalho. Ao fazer isso, o resultado não será apenas uma equipe mais eficiente, mas cada membro dela se sentirá autônomo o suficiente para tomar iniciativas e não somente seguir ordens.
Permita o erro. Ao mesmo tempo em que é necessário proporcionar liderança e orientação, também é preciso permitir errar. Encoraje os jovens líderes a assumir riscos calculados, quando for o caso. Se algo fugir daquilo que tinha sido planejado, aproveite a oportunidade para ajudá-los a compreender de que forma eles serão bem-sucedidos no futuro. Todo empresário de sucesso sabe que muito de sua sabedoria foi obtida a partir de seus erros.
Atrele seus esforços a resultados tangíveis. Verdadeiros líderes querem saber o quanto são capazes de influenciar no crescimento de uma empresa. Ao desenvolver líderes, trace objetivos e marcos a serem atingidos para que os jovens aprendam o caminho para o sucesso. Mostre a eles como seus esforços e resultados ajudam a empresa. Ao alcançarem posições de liderança, esses jovens saberão como chegaram lá e para onde precisam ir depois.