De um lado, temos os Empreendedores MacGyvers:
Aqueles que, por natureza, não gostam da ideia de gastar dinheiro – conhecem o valor do suor para fazer valer cada centavo e, por isso, acabam gastando até menos do que o essencial; muitas vezes acabam sendo conhecidos como ‘mão-fechada’, ‘mãos-de-vaca’ – passa nada!
Do outro lado, temos os Empreendedores Ostentação:
Porque um papel fala que ele é “sócio“ ou “acionista“, acha que é dono do mundo e, além de gastar até os tufos pessoalmente (porque aposta que no futuro o dinheiro vai entrar aos montes), investe em artigos desnecessários para a empresa.
Acredite, apesar dos exageros acima, no dia-a-dia tomar decisões sobre despesas não é uma tarefa nada fácil.
Vários empreendedores conseguem enxergar que, ao gastar/investir em fornecedores e funcionários, eles, na verdade, estão ‘terceirizando‘ e somando esforços para que seu negócio cresça – fazendo com que aquele gasto inicial retorne em faturamento e lucro.
O difícil mesmo é saber qual é a quantia certa e, mais difícil ainda, saber em quais fornecedores confiar. Por isso, levantamos aqui as principais dicas na hora de avaliar a contratação de um fornecedor para sua empresa:
Informar-se MUITO
O grande problema em termos de fornecedores para micro empresários não é a falta de opções ou mesmo a falta de qualidade da maioria, mas sim que esses empresários nem sabem que precisam de ajuda em áreas específicas – e, por isso, nem sabem que existem fornecedores para ele.
Como empreendedores no Brasil, em sua maioria, não são gestores treinados, é normal não conhecer todas as demandas de um negócio. Exatamente por isso, ler materiais (como este artigo =D – e várias outras fontes), participar de eventos e palestras do seu setor e sobre gestão, fazer cursos (à distância ou presenciais), interagir com outros empresários são ações extremamente importantes para ganhar uma visão mais completa sobre o seu negócio e suas reais necessidades.
Uma boa dica é acessar o site Empreendedor do Banco do Brasil. Com visual moderno e leiaute diferenciado, o espaço disponibiliza aos empreendedores individuais e empresas que atuam nos setores de franquias e de turismo informações sobre produtos e serviços, vídeos com depoimentos de clientes, canais de relacionamento, legislação, cursos, etc.
Conheça o site clicando aqui.
Não achar que consegue fazer tudo sozinho
Esse ponto é claro: o seu tempo, empreendedor, vale muito. Por que gastá-lo se existe a opção de alguém fazê-lo por menos (e em menos tempo) para que você invista o seu tempo nas atividades mais complexas nas quais você é especialista?
Meu sócio Mauro escreveu sobre os motivos para terceirizar serviços em uma PME.
Não deixar o Preço ser o fator decisivo
Supondo que agora você conhece as áreas nas quais você precisa de fornecedores e você começa a procura-los, receber propostas etc. Como escolher dentre as opções?
Analise o valor entregue, a experiência daquela empresa fazendo o que você precisa, veja quem são seus clientes e se eles estão satisfeitos, veja o suporte e atendimento que eles dão – e só depois veja o preço.
Isso não quer dizer que preço não importa: isso quer dizer que preço não deve ser o critério principal para eliminação, principalmente no começo das comparações.
Sim, marca faz diferença
Uma marca valiosa não se baseia somente nos gastos com publicidade, uma boa marca demonstra o cuidado a empresa tem com seus clientes, na excelência de um serviço/produto que traz recomendações espontaneamente e como ela trata essa reputação perante o mercado.
Ou seja, ter uma marca valiosa e reconhecida demonstra a excelência no cuidado com seus clientes.
Isso parece um bom fornecedor para contratar, não?
É especializado para a sua empresa?
Se esse fornecedor tem um ótimo histórico com grandes empresas (ou com pessoas físicas), mas não tem referências de outros pequenos empresários, será que faz sentido você contratá-la?
Esse produto/serviço é para uma empresa com o seu tamanho? Do seu setor de atuação? Analisar isso te mostrará o quanto esse potencial fornecedor não só se esforça para ter clientes com o seu perfil, como principalmente o conhecimento dele para entregar um ótimo valor para sua empresa.
Para situações como essa que o Banco do Brasil emite o Cartão BNDES. Com ele, você financia a compra de máquinas, equipamentos, veículos e outros bens de produção para sua empresa, diretamente de fornecedores credenciados pelo BNDES, com a comodidade de comprar pela Internet.
Clique aqui para saber mais.
Abraços,
Luiz Piovesana (escolhendo os melhores fornecedores para minha empresa)
Obs.: Esse artigo foi patrocinado pelo Banco do Brasil. Isso significa que o recomendamos como referência, mas não há influência em nossa linha editorial nem na nossa opinião.
Confira como trabalhamos com artigos patrocinados no post Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.
P.S.: Créditos da imagem Shutterstock.
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