X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como fazer um Plano de Marketing Digital e não morrer tentando


Plano digital

Felizmente, as empresas estão cada vez mais conscientes do potencial das ferramentas sociais. Na verdade, as organizações devem parar de usar marketing passivo (sem interação com os consumidores) e dar um passo adiante usando uma abordagem de marketing mais típica da Web 2.0, permitindo-lhes aproveitar todas as oportunidades oferecidas.

A mídia social reinventou a maneira como fazemos negócios e marketing e mais e mais empresas estão aderindo ao movimento. Mas é aqui que encontramos o primeiro problema: A maior parte dessas empresas não refletem (porque não sabem ou ainda não estão suficientemente conscientes da importância) as ações a serem tomadas dentro de um Plano de Marketing Digital… Digital? Sim, Digital.

 Até agora as empresas (não todas, infelizmente), antes de fazer qualquer ação de marketing, as colocam no papel. Isto é o que é conhecido como o Plano de Marketing. Mas o que é um Plano de Marketing?

O Plano de Marketing é a ferramenta básica de gestão que toda empresa deve utilizar se pretende ser competitiva. Parece bom agora? E se eu lhe dissesse que poucas empresas têm seu próprio plano de marketing desenvolvido? Na implementação deste plano é necessário definir as ações a serem desenvolvidas na área de marketing para atingir os objetivos.

Obviamente, este plano não deve ser usado de forma isolada dentro da empresa, mas totalmente coordenado e coerente com o plano estratégico, sendo necessário fazer os ajustes correspondentes em relação ao plano de negócios global, pois é a única forma válida para responder necessidades e questões levantadas. Sem um plano de marketing nunca sabe como obtivemos os resultados de nossa empresa, e, portanto, será exposto aos choques no mercado.

Hoje, em plena era 2.0, o clássico 4 P’s do Mix de Marketing (Place, Price, Promotion y Product) já não são os únicos conceitos eficazes para o Marketing. Entram em jogo novos conceitos, como o marketing de hoje é guiado por conversas, alimentado pelas redes sociais, possibilitado pela tecnologia e marcado por uma alta densidade de informações, levando ao conhecido 8 P´s do Marketing Digital de Conrado Adolpho:

  • 1 Pesquisa: Pesquisa sobre os hábitos do usuário, para traçar um perfil preciso do público-alvo.
  • 2 Planejamento: A criação do planejamento de marketing digital ideal para sua empresa.
  • 3 Produção: A transformação do que antes era uma ideia, em uma máquina de vendas.
  • 4 Publicação: Com conteúdo persuasivo e interessante ao usuário, além de seguir diretrizes de SEO.
  • 5 Promoção: Campanhas promocionais no ambiente online, gerando resultados em curto prazo.
  • 6 Propagação: Divulgação em redes sociais, aumentando o tráfego e a presença da marca na web.
  • 7 Personalização: Estratégias de marketing de relacionamento via web, fidelizando mais clientes.
  • 8 Precisão: Mensuração do tráfego e metas atingidas no seu site; exibindo os resultados alcançados.

Então… O que é um Plano de Marketing Digital? Para entender o que é um Plano de Marketing Digital, devemos primeiro entender o que é Marketing Digital. O Marketing Digital (ou e-Marketing) é simplesmente marketing, barato (nem sempre barato) e com novas ferramentas 2.0 com o qual podemos alcançar os objetivos definidos, mas em última análise, Marketing. Grandes empresas multinacionais, MPE e cada vez mais, estão percebendo isso e começaram a “passar” todo o orçamento para ações de Marketing Digital.

O que é um Plano de Marketing Digital?

A construção de um Plano de Marketing Digital tem inúmeras vantagens imediatas. Entre elas, permite-lhe conhecer melhor o seu mercado, em termos de concorrência, procura, tendências do consumo e dos consumidores, etc., e a sua posição nesse mercado (posição dominante, aspirante a dominante, posição dominada). Pode dizer também que parte da aplicação dos princípios

Na verdade, na maioria dos casos, o Plano de Marketing Digital requer o uso combinado de estratégias online e off-line: é o que chamamos de blended marketing, multi-plataforma ou qualquer outro termo inventado, que inclui o Marketing Digital com os formatos tradicionais para reforçar valores da marca. Isto não é nenhuma revolução, apenas marketing do costume, com novas ferramentas.

Na hora de determinar os pontos que fazem parte da nossa estrutura de Plano de Marketing Digital deveremos, portanto, fazer referencia a itens do plano de marketing tradicional.

De acordo com a metodologia SOSTAC (sistema de planejamento estratégico inventado por PR Smith, sob o conceito de sistema de planejamento estratégico para projetos e um foco claro em marketing), o nosso Plano de Marketing Digital deve abordar os seguintes pontos:

  • ANÁLISE DA SITUAÇÃO: Onde estamos agora?
  • OBJETIVOS: Onde queremos ir?
  • ESTRATÉGIA: Como vamos fazer?
  • TÁTICAS: Detalhes das estratégias.
  • PLANO DE AÇÃO: Atividades (diária, semanal, mensal).
  • CONTROLE: Monitoramento, Resultados e Conclusões.

Todo plano de marketing digital eficaz tem de ser baseado no trabalho anterior e interno da empresa que consiste em:

  1. Definir claramente a base de sua estratégia de marketing especial.
  2. Preparar a sua estrutura organizacional para responder rapidamente a todas as exigências decorrentes da execução do plano ou de qualquer desvio observado.
  3. Tendo os meios para gerar os materiais de apoio necessários para vendas e ações de marketing.
  4. Garantir uma assistência rápida para o cliente potencial.
  5. Assegurar a persistência de tempo promocional. Enquanto a publicidade é regida por meio de campanhas, os esforços de marketing devem ser contínuos para serem eficazes.

Assim como uma casa não pode ser construída sem um arquiteto, uma empresa não deveria investir em ações de Marketing Digital (Sites, Adwords, Lojas Virtuais, Blogs, etc.) sem realizar um Plano de Marketing Digital.

Marketing Digital 2.0

ZofUKGZYQ

Via RSS de Blog Marketing Digital 2.0

Leia em Blog Marketing Digital 2.0

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot